BRASÍLIA - Dezenove municípios nordestinos foram sorteados pela Corregedoria Geral da União para serem investigados na devassa de novembro. Os fiscais da CGU viajam nos próximos dias para as cidades - 60 no total em todo o País - para analisar o trabalho da administração pública e a aplicação dos recursos repassados pela União para as prefeituras. O estado com o maior número de administrações a serem investigadas é a Bahia, onde cinco cidades serão visitadas pelos técnicos da CGU. Numa delas, São Francisco do Conde, as investigações da CGU feitas no ano passado verificaram diversas irregularidades na administração de recursos federais.
Na ocasião, os fiscais tiveram dificuldades em analisar a aplicação dos recursos oriundos do recebimento de royalties, pois a prefeitura os movimenta, irregularmente, de forma conjunta com recursos oriundos de outras fontes de receita, sem fornecer elementos que permitam dissociar os valores.
Na área de educação, por exemplo, a CGU constatou fraudes em licitações no montante de R$ 2 milhões, com recursos do Fundef, do Programa de Atendimento à Criança em Creche, do Programa Recomeço e do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Trinta dos 37 processos de licitação analisados apresentaram fraudes. Numa delas, foi constatado que a prefeitura comprou 4,3 milhões de unidades de elásticos (cinco toneladas), mas a encomenda - que custou R$ 629 mil aos cofres municipais - nunca foi entregue.
Confira abaixo a lista de municípios nordestinos que serão investigados em novembro pela CGU:
Alagoas:
Poço das Trincheiras
Bahia:
Salinas da Margarida
Wanderley
Serra Dourada
São Francisco do Conde
Aporá
Ceará:
Quixelô
Ubajara
Maranhão:
Arari
Bacabal
Paraíba:
Piancó
Alagoa Nova
Pernambuco:
Buenos Aires
Jaqueira
Piauí:
Simplício Mendes
São João do Piauí
Rio Grande do Norte:
Rio do Fogo
Caicó
Sergipe:
Cristinápolis
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.