Gilberto Gil lança projeto de revitalização em Alcântara

Atualizada em 27/03/2022 às 15h01

Nesta quinta-feira, 29, o município de Alcântara estará em festa. Será lançado o Projeto Alcântara, uma proposta do governo federal, através do programa Monumenta, concebido pelo Ministério da Cultura e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e que tem como objetivo resgatar a conservação permanente dos principais conjuntos patrimoniais urbanos. No Maranhão, Alcântara foi o único município contemplado. Os investimentos no ali serão na ordem de R$ 4 milhões.

O lançamento contará com a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil e de diversas autoridades. A comitiva da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão será representada pelo secretário Francisco Padilha, pela diretora do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Maria Michol Carvalho, pela musicista Lisiane Nina, da Escola de Música do Maranhão, e pela superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, Kátia Bogéa.

Com os recursos liberados está prevista a conservação de monumentos, referências para os turistas, como o terminal de passageiros do município, o museu histórico, a igreja do Rosário, a urbanização do calçadão do Bananal e mais outras vinte obras na região urbana da cidade. Foi incluído também no projeto a construção de 100 casas, moradias voltadas a pessoas que residem no centro histórico da cidade.

Localizada a 22 km de São Luís, Alcântara possui um conjunto arquitetônico com mais de 300 prédios e ruínas espalhadas por três praças, oito travessas e dez ruas. Além do turismo cultural, o município possui potencial para o desenvolvimento do ecoturismo e o turismo de sol e praia, em função da qualidade dos recursos naturais da região. A cidade possui também um grande potencial para o chamado turismo científico ou tecnológico, representado pelo Centro de Lançamento de Foguetes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.