Governo garante contrução da estrada Barreirinhas/Parnaíba

'Conseguimos convencer o BID da importância da liberação de recursos'.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h07

SÃO LUÍS - Ao desembarcar nesta terça-feira (16), no início da tarde, em São Luís, o governador José Reinaldo Tavares disse que ficou satisfeito com o encontro dos governadores do Nordeste, realizado em Fortaleza (CE), ao fazer prevalecer entre os representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a necessidade de o Estado investir em novos projetos, principalmente na construção da rodovia Barreirinha (MA)- Parnaíba (PI). Na reunião dos Chefes na Região, o BID anunciou que vai investir US$ 240 milhões na segunda etapa do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur II).

“Conseguimos convencer o BID da importância da liberação de recursos na construção da estrada. As obras e serviços de melhoria de infra-estrutura física da região, além da conservação e preservação ambiental, fomentarão ainda mais o desenvolvimento do turismo no Maranhão”, disse o governador José Reinaldo Tavares.

Segundo explicou o governador do Maranhão, no início da reunião houve uma certa resistência do BID quanto a financiamentos de projetos novos: como é o caso da nova rodovia de Barreirinhas. “E com a aprovação imediata do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, mudaremos essa visão do banco. Portanto, foi uma grande vitória para o Maranhão, porque se consolidarmos a estrada teremos um impulso muito forte do turismo no estado, formando eixo com os estados do Piauí e Ceará”, completou.

Ao Estado caberá um investimento de R$ 45 milhões, dependendo ainda da capacidade de endividamento na época. O governo do Estado acredita que, com o apoio do ministro Mares Guia e de outros governadores, em menos de um mês haverá um acordo com o BID.

O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias, acredita que a flexibilização das regras do Prodetur II dará um “impulso renovado” no fluxo de turistas para os estados do Nordeste. A afirmação foi feita durante a assinatura de contratos com o Ministério do Turismo e o Banco do Nordeste e acrescentou: o potencial turístico do Nordeste brasileiro ainda tem muito a ser explorado.

Ele disse que o Prodetur, Programa de Desenvolvimento do Turismo, “é emblemático desses 44 anos de atividades do BID no Brasil". Iglesias lembrou que antes a Região recebia cerca de 6 milhões de turistas por ano e que com a implementação do Prodetur esse número cresceu para 13 milhões. As informações são da Agência Brasil.

Para o governador cearense Lúcio Alcântara, o sucesso das ações do Prodetur, é fundamental para o desenvolvimento regional. “O Programa é um êxito e confio na atuação do BID e BN nesta segunda etapa, garantindo a abertura de novas portas para o turismo nordestino. Reforço o pensamento geral de meus colegas governadores no sentido de impulsionar a rápida execução da 2ª etapa deste projeto”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.