SÃO LUÍS - A Gerência de Estado de Infra-estrutura começou esta semana a recuperação emergencial da ponte de concreto entre Santa Inês e Pindaré, na MA-320.
Serão fixadas travessias provisórias, com perfis de aço e plataforma de madeira, no encontro próximo à cidade de Santa Inês, seriamente danificado pela ação das correntezas e cheia do Rio Pindaré. O material vai substituir pranchões de madeira colocados pela Geinfra no local, em dezembro.
“Devido a urgência da obra, recomendei que fique pronta esta semana”, informa o gerente João Cândido Dominici. A pedido de Dominici, o gerente adjunto de Obras Rodoviárias, Luiz Alvim Filho, viajou hoje a Santa Inês conferir o andamento dos serviços. A construtora que vai executar a obra está mobilizada desde o final de semana.
Dominici lembra que esses serviços têm caráter emergencial e visam restabelecer rapidamente o tráfego rodoviário entre as duas cidades. Os encontros definitivos da ponte, em concreto, serão construídos logo que comecem a baixar as águas do rio – em cheia acentuada devido ao forte inverno. “A cheia e a correnteza inviabilizam outra solução técnica neste momento”, diz o gerente.
A água destruiu totalmente o encontro próximo a Santa Inês, abrindo cratera de cinco metros de comprimento entre essa extremidade da ponte e o leito da estrada. Os dois encontros existentes eram em terra armada e não tinham qualquer proteção.
Na etapa de serviços definitivos, além dos novos encontros, a Geinfra vai executar a laje de transição da ponte e ainda a sua recuperação estrutural. Com 60 metros de comprimento, a ponte Santa Inês - Pindaré foi construída há 30 anos. Nesse período, recebeu apenas recuperações parciais. Levantamento feito no local mostra, por exemplo, ferragens expostas e em adiantado processo de oxidação em várias partes da construção.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.