Meio Ambiente discute estratégias para os recursos hídricos no MA

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h08

SÃO LUÍS - Estabelecer uma estratégia para gestão dos recursos hídricos no Maranhão. Esse e o principal objetivo do workshop promovido pela Gerencia de Meio Ambiente, no Hotel Brisa Mar, que durante dois dias pretende definir ações para consolidar o Proágua/Semi-árido através de parceria entre os órgãos estaduais e sociedade civil organizada.

O Proágua/Semi-árido, programa do governo federal, tem como meta garantir a ampliação da oferta de água de boa qualidade nas regiões mais carentes do país, promovendo o uso racional desse recurso visando o desenvolvimento sustentável das localidades atendidas.

“Temos que atuar com base no que for estabelecido a partir das estratégias apresentadas e definidas pelos técnicos que participam do workshop”, disse o gerente de Meio Ambiente Othelino Neto. Ele informou que o governo do Estado vai atuar integrado, uma parceria que reúne Gerencia de Meio Ambiente, Gerencia de Agricultura e Pecuária, Agencia do Desenvolvimento da Pesca e

Aqüicultura, Caema, Gerencia de Infra-estrutura, entre outros que atuem na área.

De acordo com o representante do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), Gertjan Beekman, a idéia e formular um programa de atuação de acordo com as necessidades das comunidades que vão ser beneficiadas.

“A proposta de gestão integrada deve ser estruturada com uma visão abrangente e vai contribuir para a implantação das ações do Proágua de maneira eficiente no estado”, revelou Beekman.

Os objetivos específicos do Proágua e promover o uso racional e sustentável dos recursos hídricos e prover o acesso confiável e sustentável de água para consumo doméstico em âmbito municipal, com prioridade para as bacias hidrográficas.

De acordo com a programação, ontem foram apresentados os objetivos, as diretrizes e as metas do Proágua/Semi-árido; a cooperação técnica entre IICA e Gerencia de Meio Ambiente; proposta de estratégia para consolidação do Proágua no estado; metodologia e produtos esperados para construção do Plano Estratégico do Proágua.

Hoje o worksohp continua promovendo a Construção da Matriz Consolidada – demandas, estratégias e produtos esperados para a segunda fase do Proágua. E no final dia, encerramento com apresentação em plenária do que for estabelecido para o desenvolvimento do proágua.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.