Gerência da Agricultura vai apoiar projeto DLIS de Alcântara

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h08

SÃO LUÍS - A Gerência da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Geagro), vai contribuir para a efetivação do Plano de Desenvolvimento Local Sustentável Integral e da Agenda de Prioridades definidas pelas comunidades de Alcântara, num trabalho de auto-diagnóstico e planejamento que durou dois anos e definiu as riquezas e pobrezas do município.

O projeto é uma iniciativa da Agência Espacial Brasileira, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, e tem na sua essência o estabelecimento de condições que levam a uma transformação da realidade local.

Na última segunda-feira, toda a equipe de gerenciamento do sistema de agricultura do Estado participou de uma reunião na Câmara Municipal de Alcântara. O sistema é composto pela Geagro, Núcleo Estadual de Programas Especiais (Nepe) Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e Agência de Desenvolvimento da Pesca e Aqüicultura.

Os dirigentes do sistema Geagro reuniram-se com os líderes comunitários, os técnicos do DLIS, Desenvolvimento Local Integral Sustentável, e com o consultor do PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que ajudaram os moradores dos povoados a fazerem o próprio diagnóstico das suas potencialidades e necessidades.

Também estiveram presentes representantes da Agência Espacial Brasileira, do Centro de Lançamento de Alcântara, e da Embrapa Meio Norte.

O prefeito de Alcântara, Malalael Morais, e o presidente da Câmara Municipal, iniciaram o encontro declarando total apoio ao Plano de Desenvolvimento e à Agenda de Prioridades.

Membros do Dlis expuseram à gerente da Geagro, Conceição Andrade, o panorama de dados econômicos e sociais levantados no Diagnóstico Participativo da população de Alcântara.

Indicaram como prioridades de desenvolvimento local integrado de Alcântara, projetos de Arranjos Produtivos em agricultura familiar e turismo.

Os moradores querem a capacitação de grupos de agricultores como agentes comunitários de extensão rural agrícola, implantação de unidades demonstrativas, introdução de técnicas simples para melhorar a produção de mandioca, milho, feijão, arroz e melancia, exploração agroflorestal da paparaúba, cupuaçu, juçara e da andiroba, além de melhorias na atividade pesqueira e no artesanato.

O consultor do PNUD, Zeke Beze, defendeu a introdução de novas técnicas para que a roça de toco (com queimada) agrida menos o meio ambiente: “o agricultor familiar tem de mudar da extração da natureza para o planejamento da produção, para o uso sustentável da natureza, ajudando o meio ambiente em sua recuperação”, afirmou ele.

Em parceria com a Geagro, estão sugeridas ações de agricultura familiar como os projetos de produção de mel e criação de galinhas caipiras; apoio aos pescadores artesanais através do incentivo à pesca e cultivo do camarão, entre outros.

A Geagro também vai agilizar os trabalhos de regularização fundiária na região. Outra parceria do DLIS, a Embrapa Meio Norte, após o insucesso da implantação de tecnologias nas agrovilas de Alcântara, está capacitando os agricultores familiares a melhorar o sistema produtivo tradicional de farinha, o alimento mais consumido no município, segundo o auto-diagnóstico dos moradores.

“Já estamos dando um passo significativo no Brasil com o desenvolvimento local sustentável sendo definido pelas próprias comunidades. Tomar decisões de gabinete é algo do passado, o desenvolvimento tem de ser participativo. O caminho do mundo hoje é este”, afirmou a gerente Conceição Andrade, defendendo a atribuição de responsabilidades: “a comunidade enquanto poder real, e as instituições, enquanto poderes constituídos, devem ser co-responsáveis”.

O brigadeiro Daniel Borges, diretor de transporte espacial e licenciamento da Agência Espacial Brasileira, disse que esse projeto do DLIS de Alcântara” é uma forma da agência resgatar uma dívida social com as famílias que foram transferidas para a construção do Centro de Lançamentos”.

Para Yun ChiAu, da Agência Espacial Brasileira e coordenador do DLIS de Alcântara, “esse projeto é um novo paradigma de desenvolvimento local e territorial”.

Ao final foi assinado um termo de compromisso entre o DLIS e seus parceiros. Conceição Andrade informou que haverá uma reunião técnica em São Luís para a apresentação da programação de ações da Geagro no município, seguida de uma reunião com o governador José Reinaldo Tavares.

Após o encontro, a comitiva da Geagro visitou o Centro de Lançamento de Alcântara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.