SÃO LUÍS - O Grupo Executivo da Agenda 21 de Pinheiro vai promover, logo após o carnaval, Campanha de Mobilização Social para despertar na comunidade o interesse em debater temas para a formulação e implementação de políticas públicas que priorizem o desenvolvimento auto-sustentável do município.
Instituído com o apoio e assessoramento da Gerência de Planejamento, Orçamento e Gestão (Geplan), o Grupo vai ser formado por diversos segmentos da sociedade civil organizada. Entre eles, Ibama, Incra, sindicato de trabalhadores rurais, Uema e Casa da Agricultura Familiar.
A assessora de Planejamento da Geplan, Luzenice Macedo, explicou que o governo do Estado tem atendido as demandas dos municípios para facilitar na instalação das Agendas 21 Locais no estado. “Trabalho semelhante já realizamos com vários municípios que integram a Gerência de Articulação e Desenvolvimento da Região Tocantina”.
Ela esclarece a necessidade da integração de todos no processo de planejamento participativo, traduzindo-se na execução de ações planejadas para o desenvolvimento que tenha como essência a interpendência entre as dimensões ambiental, econômica, social e institucional.
“A Agenda 21 não é simplesmente uma agenda ambiental. Ela é bem mais ampla. É a construção co-participativa para a formulação e implementação de políticas públicas que possam gerar emprego e renda, além de solucionar problemas complexos de interesse da coletividade, sem, contudo, agredir o meio ambiente”, diz o gerente de Planejamento, Luciano Moreira.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.