CAMPINAS - O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, afirmou que o governo adiou a divulgação do relatório sobre o acidente que matou 21 pessoas durante os preparativos de lançamento de um protótipo do foguete VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites), em Alcântara, no Maranhão. A declaração foi dada ontem, durante visita ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, em Campinas.
Antes, o ministro José Viegas (Defesa) já havia admitido a possibilidade de adiar mais uma vez o prazo de conclusão das investigações sobre as causas do acidente.
Anteriormente, a comissão da Aeronáutica que investiga o caso tinha até o próximo domingo (15) para apresentar seu relatório final. Se houver necessidade de mais um adiamento, será a sexta vez que a comissão atrasa a conclusão dos trabalhos.
Após cerca de 150 dias de investigação, a comissão chefiada pelo brigadeiro-do-ar Marco Antonio Couto conseguiu chegar à provável origem do disparo acidental —o próprio mecanismo de ignição do motor. Por outro lado, ninguém sabe apontar o que causou a ignição.
Apesar de não ter encontrado a causa física exata para o acidente, o relatório apontará irregularidades durante os procedimentos de preparação do foguete que antecederam a tragédia.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.