Novos defensores vão agilizar trabalho da Defensoria Pública

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h09

SÃO LUÍS - Ainda no primeiro semestre deste ano 35 novos defensores aprovados em concurso devem assumir seus cargos na Defensoria Pública do Estado, o que tornará o órgão ainda mais eficiente. De acordo com o corregedor-geral, Frederik Bacellar Ribeiro, a Defensoria é extremamente necessária para a solução dos problemas jurídicos dos cidadãos necessitados.

“A Defensoria exerce uma função essencial, uma vez que garante o acesso da população mais carente à Justiça. No entanto, os maranhenses devem ter paciência, pois o trabalho ainda é difícil devido ao número insuficiente de defensores no Estado”, disse o corregedor.

Ao todo, a defensoria conta com 24 defensores públicos, dos quais 23 atuam em São Luís. “Justamente pela falta de mais defensores, os trabalhos estão concentrados na capital. Mas a expectativa é de que esse panorama mude com a nomeação dos defensores aprovados no concurso que está em fase final”, explicou.

O concurso para defensor 1ª classe está sendo promovido pelo governo do Estado do Maranhão, através da Fundação Carlos Chagas. A maioria dos aprovados deve atuar no interior.

Apesar da escassez de defensores, o corregedor-geral revelou que o número de pessoas que procura a Defensoria é bastante alto. Só o núcleo de primeiro atendimento, por exemplo, atende mais de 60 pessoas por dia. De acordo com dados do relatório que está sendo concluído pela Corregedoria-Geral, o número de atendimentos no ano de 2003 ultrapassou a marca de 67 mil. “As áreas mais procuradas são as de família e criminal”, declarou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.