Eletrificação chega a zona rural de Arari

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h09

SÃO LUÍS - Entre lágrimas de alegria e emoção, juntamente com as pessoas das comunidades de Campo do Carmo e Capim Açu, em Arari, o presidente da Associação de Pequenos Agricultores, José de Ribamar falou da luta para criar a associação e desenvolver o projeto de eletrificação rural junto ao Comunidade Viva. - Eu fico emocionado em ver crianças de dez anos que ainda não tinham visto o que é uma televisão - .

A associação, que abrange dois povoados com mais de 500 pessoas, conseguiu com o Projeto Comunidade Viva através do Núcleo Estadual de Programas Especiais (Nepe), obter a eletrificação rural nas suas comunidades. Os povoados Laranjeiras e Marajá, com a Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Laranjeiras e Marajá também tiveram seu projeto realizado e parte de seus moradores também participaram da inauguração. Esses povoados, por serem vizinhos, se uniram para desenvolver o projeto. Com isso, cada associação cuida de dois povoados.

O presidente da Associação de Laranjeiras e Marajá, José Ribamar Farias, falou que a energia muda a comunidade e, que a partir de agora, as pessoas vão poder ter mais conforto e educação. -Agora, a escola vai funcionar também à noite e poderemos ter geladeiras para conservar a comida e ter água gelada - disse.

José de Ribamar ainda falou das dificuldades junto às comunidades para que as pessoas acreditassem na vinda da eletrificação para suas casas. Segundo ele, muitas pessoas não esperavam que a associação pudesse trazer tantas mudanças.

Para o subgerente do Nepe, Antônio Gualhardo Prazeres, o resultado se deu graças ao esforço das comunidades para desenvolver o projeto. Cerca de 8 km de rede de alta tensão e 3,5 km de baixa tensão foram instalados e com a associação já montada, é possível que outros projetos sejam desenvolvidos através do Nepe, que é uma das subgerências da Gerência de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Geagro).

O gerente adjunto da Geagro, João Batista Fernandes, que também estava presente na inauguração, informou que esses projetos são parte do plano maior do Governo do Estado. - Faz parte do Plano Safra que o governo lançou, priorizando a agricultura familiar. Esses povoados, que fazem parte do município de Arari, terão agora com a eletrificação rural, mais conforto, saúde e educação, além de propiciar o desenvolvimento da agricultura com o uso de irrigação. Com isso, a meta de elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) será alcançada em todo o Estado - concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.