Deputados investigam acidente de Alcântara

Imirante.com e Agência Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 15h12

BRASÍLIA - A Comissão Externa que avalia o acidente com o veículo lançador de satélite VLS-1 na Base de Alcântara (MA) está em São José dos Campos (SP) para uma diligência no Centro Técnico Aeroespacial (CTA).

A comitiva será composta pelo coordenador da comissão, deputado Corauci Sobrinho (PFL-SP); os deputados João Castelo (PSDB-MA), Paulo Marinho (PL-MA), Terezinha Fernandes (PT-MA), Vanessa Grazziotin (PC do B-AM); Ângela Guadagnin (PT-SP); Julio Semeghini (PSDB/SP). As informações são da Agência Câmara.

No Maranhão, a Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado vai promover uma série de audiências públicas, no município de Alcântara, para discutir as causas do acidente com o Veículo Lançador de Satélites (VLS), ocorrido no dia 22 de agosto.

Segundo o senador João Capiberibe (PSB/AP), os parlamentares vão ouvir a posição dos moradores de Alcântara, “até agora esquecida nesses eventos do programa espacial, especialmente a questão que envolve o deslocamento da área da base de mais de 300 famílias”.

A programação das audiências será definida tão logo a comissão receba o relatório do Ministério da Defesa sobre o acidente de agosto. Além das audiências, os senadores farão uma inspeção na Base de Alcântara. Os ministros da Defesa, José Viegas, e da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, serão convidados a participar da inspeção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.