Siderúrgica Viena em Açailândia comemora 15 anos com festa

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h12

SÃO LUÍS - No próximo dia 15, a Siderúrgica Viena no Maranhão comemora 15 anos. A partir das 15h, acontece a solenidade comemorativa, realizada com três atividades. No primeiro ato, a empresa inaugurará sua Usina Termoelétrica. Em seguida, às 16h, entregará à comunidade local (através da Associação Esportiva Comunitária do Pequiá) o Estádio Comunitário Viena, composto de três quadras: para futebol de campo, salão e areia, no bairro do Pequiá – Distrito Industrial de Açailândia. Aos fundos deste estádio, uma área de 3.435 m2 será doada à Igreja Católica que pretende erguer uma creche no local. E às 20h, no Clube Aerca de Açailândia, a empresa promove uma grande festa, com direito a premiação de funcionários.

Fundada em 1984, a Viena Siderúrgica no Maranhão é hoje uma das maiores empresas do cenário siderúrgico nacional, investindo sempre em novas tecnologias. Durante os 15 anos de atividades, já chegou a produzir 4 milhões de toneladas de ferro gusa – um produto intermediário entre o minério de ferro e o aço.

Recentemente, a Viena associou-se à Funsider, maior distribuidor de ferro gusa da Europa, gerando assim, a Siderúrgica Ibérica do Pará em Marabá. Como maior exportadora brasileira, suas vendas são direcionadas principalmente para o mercado Norte Americano, seguidos da Europa, Ásia e do mercado doméstico.

Sempre investindo em tecnologia, a empresa tornou-se a primeira no Brasil a ter uma usina não-integrada a operar uma planta de injeção de carvão pulverizado (ICP). Uma usina integrada é aquela que produz o ferro gusa, a chapa e o aço.

O investimento na planta de injeção de finos foi na ordem de 9 milhões de reais. A planta aproveita fino do carvão vegetal para fornecer energia para derreter o minério de ferro, com isso ela tem um menor custo de produção. Além disso, o processo consome uma menor quantidade de carvão vegetal, diminuindo o impacto ambiental.

A usina termoelétrica, que a empresa inaugura no dia do aniversário, consumiu um investimento na ordem de quase 10 milhões de reais. A capacidade de produção diária da usina é de cerca de 7,5 MW, o que pode abastecer uma cidade de até 150 mil habitantes.

Atualmente, a empresa gera 400 empregos diretos e 4.000 indiretos em áreas de reflorestamento com eucaliptos e produção de carvão vegetal, e já possui 14 mil ha reflorestados e 60 mil ha de fazendas próximas à usina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.