SÃO LUÍS - Dois moradores do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses encontraram na areia o que pode ser parte de equipamentos explosivos deixados pela Petrobrás.
Vários fios enterrados no solo, outros espalhados e alguns queimados. Segundo os moradores, os fios podem estar ligados a um explosivo.
Durante as décadas de 70 e 80, quando a área não era considerada um Parque Nacional, a Petrobrás procurava gás e petróleo na região. Quando as pesquisas acabaram uma parte dos equipamentos foi deixada e coberta pela areia.
Poços descobertos foram lacrados. Mas tanques que eram utilizados para acessar as dunas foram abandonados. Na época, a Petrobrás distribuiu entre os moradores cartazes que alertavam para o perigo dos explosivos, que tem 25 cm.
Dona Luzia diz que alguns moradores, às vezes, ameaçam desrespeitar os avisos. E ela sempre faz um alerta:
- Ah, eu vou puxar, então eu vou cortar com uma faca. Se você faz isso vai perder a sua vida, porque isso aqui está explicando tudo - disse.
Os técnicos da Petrobrás continuam no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Eles tentam descobrir se os equipamentos deixados na área oferecem algum tipo de risco aos frequentadores do parque.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.