Rio - A Petrobras, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e representantes de 12 dos 17 sindicatos de petroleiros em todo o país firmaram hoje o acordo coletivo de trabalho 2003/2004. A proposta da Petrobras estabelece reposição salarial de 15,5%.
O acordo foi assinado no edifício-sede da estatal, no Centro do Rio, pelo presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, pelo coordenador da FUP, Antonio Carrara, e por representantes dos 12 sindicatos que aceitaram a proposta.
Segundo a Petrobras, os sindicatos que aceitaram o acordo foram Amazonas (Refinaria de Manaus – Reman); Ceará; Minas Gerais; Rio Grande do Norte; São José dos Campos (Refinaria Vale do Paraíba – Revap); Paraná/Santa Catarina; Unificados do Estado de São Paulo; Bahia; Rio Grande do Sul; Espírito Santo, Litoral Paulista (Refinaria de Cubatão-RPBC, e áreas de dutos e terminais da Transpetro em Santos, São Sebastião e Alemoa) e Pernambuco.
A Petrobras afirmou em nota que aguarda ainda a posição dos sindicatos que não aceitaram a proposta final da companhia: as bases do Rio de Janeiro; Norte Fluminense (que envolve todos os trabalhadores da Bacia de Campos, onde são extraídos 82% do petróleo produzido no país); Duque da Caxias (Reduc); Sergipe/Alagoas; e unidades ligadas ao Sindicato do Pará/Amazonas/Maranhão/Amapá.
Os empregados das unidades da Petrobras que aceitaram o acordo receberão na próxima segunda-feira antecipação de cerca de 30% do salário líquido médio, correspondente ao reajuste salarial.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.