SÃO LUÍS - Em solenidade bastante movimentada foi reinaugurado nesta terça-feira, 13, o Fórum Desembargador José Maria Marques da Comarca de Pinheiro, de 3ª entrância.
O vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Militão Vasconcelos Gomes, representou a presidente Etelvina Ribeiro Gonçalves no evento, que contou com a participação de juízes, promotores, advogados, lideranças políticas da região e grande número de populares.
Em três meses de obras, o prédio passou por ampla reforma, alterando de forma substancial sua antiga estrutura física. Do piso ao forro, passando pelas instalações hidráulico-sanitárias e elétricas, tudo foi reformado. A central telefônica e a mobília foram substituídas, assim como portas e trincos danificados.
Na opinião do juiz José de Ribamar Goulart Heluy Júnior, diretor do Fórum, a intervenção é de extrema utilidade tanto para os operadores do direito como para os cidadãos de Pinheiro, além dos municípios vizinhos Pedro Rosário e Presidente Sarney.
O magistrado destacou sobretudo a interligação da comarca à sede do Tribunal de Justiça, providência que vem sendo tomada em todas as unidades forenses reformadas ou construídas pelo Tribunal. "Isso irá permitir a todo cidadão interessado ter acesso aos processos em tramitação na comarca", comentou.
A gerente regional de Pinheiro, Marize Mendes, acentuou a relevância do serviço para cidade, que tem uma população de mais de 70 mil habitantes, e também para a região. "É uma evidência de que o Judiciário está cada vez mais presente no cotidiano do cidadão comum". Os prefeitos de Pinheiro, Filadelfo Mendes, de Pedro do Rosário, Maria do Rosário Martins, e Presidente Sarney, Penaldon Ribeiro, agradeceram ao Tribunal pela obra, que beneficiará uma comunidade de mais de 100 mil maranhenses.
Em sua mensagem, lida pelo desembargador Militão Vasconcelos Gomes, a desembargadora Etelvina Ribeiro Gonçalves fez questão de lembrar o empenho do desembargador José Maria Marques na aquisição do terreno e o início das obras de construção do fórum, em 1977. Acentuou que a importância política e o crescimento demográfico de Pinheiro já exigiam que o prédio do Judiciário local fosse dotado de dependências mais modernas e funcionais. Também registrou a lembrança de ilustres pinheirenses, entre os quais o seu tio, desembargador Elizabeto Barbosa de Carvalho, político e jornalista, que exerceu importantes cargos públicos e fundou o Jornal Cidade de Pinheiro, marco na história da imprensa maranhense.
A presidente do Tribunal de Justiça finalizou com mensagem à população dos municípios da comarca de Pinheiro: "Peço às autoridades aqui presentes que digam à população da inabalável disposição do Poder Judiciário do Maranhão de continuar a oferecer uma prestação jurisdicional que corresponda às mais legítimas aspirações de todos".
No cronograma de inauguração de fóruns do interior, os próximos serão os das comarcas de Paraibano e São Domingos, ambos nesta quinta, 16.
As informações são da Assessoria do Tribunal de Justiça do Maranhão.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.