SÃO LUÍS - É o projeto ‘Nossas raízes, nossa cultura’, implantado em abril desse ano, com resultados bastante positivos que puderam ser conferidos na sua segunda mostra, realizada no último final de semana em Zé Doca. Nela, além de exibirem suas produções artísticas, os alunos deram seus primeiros passos na profissionalização cultural.
O projeto foi criado para resgatar a auto-estima dos alunos visando melhorar o rendimento nas salas de aula e a evasão. Quando não estão nas salas eles participam de oficinas de artes onde são estimulados a desenvolver o seu senso de criatividade, transformando e dando vida a coisas simples: pedaços de madeira rapidamente são transformados em brinquedos coloridos; retalhos de pano viram tapetes e colchas e jornais velhos, cestos decorativos.
Além de parte da renda obtida com a venda das peças nas exposições, alguns dos participantes já começaram a incrementar suas rendas com a confecção dos trabalhos em suas casas.
A segunda mostra do projeto levou ao público cerca de vinte peças de decoração, como jarros, brinquedos, tapetes, bolsas, redes de pesca e de dormir, e ainda uma diversidade de peças artesanais com uma qualidade que impressiona.
Parte da renda obtida com a venda dos produtos fica com os próprios alunos e o restante é destinado para compras de novos materiais.
O Vamos Ler é um projeto de educação de jovens e adultos, com idade entre 15 a 90 anos. Na região do Alto Turi são 403 salas com mais de 10 mil alunos nos dezoito municípios de abrangência da Gerência. Em Zé Doca, são aproximadamente 1700 alunos da área rural e urbana, destes, cerca de oitenta, estão inseridos no projeto de artes que é mantido pela Gerência em parceria com a prefeitura municipal. As oficinas do projeto acontecem de segunda a sexta, em dois turnos (manhã e tarde).
Para participar do projeto o critério exigido é estar matriculado e freqüentado as salas de aula do Vamos Ler.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.