SÃO JOÃO DOS PATOS – Dados da Gerência de Articulação e Desenvolvimento da Região do Sertão Maranhense revelam que uma área, superior a 80 mil hectares, é devastada por queimadas todos os anos no Sertão Maranhense. De acordo com o gestor da Unidade de Desenvolvimento Rural, Ivo Marques Bezerra, o problema está causando danos ao homem e ao meio ambiente.
Isso dificulta o combate ao problema. A maioria dos lavradores aprendeu ainda menino a trabalhar usando essa prática.
As queimadas na região têm início geralmente na parte da tarde, quando a velocidade do vento é menor. É nesse período que a população mais sente os efeitos danosos causados pelas queimadas. Em Colinas, uma densa nuvem de fumaça chega a cobrir quase que totalmente a cidade. O ar fica quente e a baixa umidade causa sérios problemas respiratórios, principalmente nas crianças, levando um grande número de pessoas a procurar ajuda nos postos de saúde.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.