SÃO LUÍS - A Gerência de Desenvolvimento Social (GDS) e a Gerência da Região do Cerrado Maranhense lançaram nesta segunda-feira o Programa Primeiro Emprego 2003 no município de Balsas, Região Sul do Maranhão.
O gerente da região do Cerrado Maranhense, Francisco Coelho, e o gerente adjunto de Trabalho e Habitação da GDS, Lúcio de Gusmão Lobo Júnior, presidiram a solenidade de lançamento, no auditório do Colégio Pio X.
Os 200 estagiários beneficiados também estavam presentes. Eles começam a estagiar nas empresas no dia 3 de setembro.
O programa Primeiro Emprego espalhou-se pelo interior do Maranhão. Nesta semana começam as inscrições para a seleção dos 150 candidatos no município de Timon, na Região do Médio Parnaíba. Já foi lançado nos municípios de Bacabal, Coelho Neto, Itinga, Açailândia e Imperatriz.
“O governador José Reinaldo Tavares mantém o Programa com recursos exclusivos do Governo do Estado e está ampliando o alcance do benefício”, afirma o gerente Ricardo Zenni.
“O governador José Reinaldo Tavares está garantindo todas as condições para que os estagiários possam corresponder às expectativas dos empresários para que, dessa forma, tenham mais chance de serem contratados depois que o estágio acabar”, afirma o gerente de Desenvolvimento Social, Ricardo Zenni.
A qualificação profissional dos estagiários de Imperatriz envolve também treinamentos específicos, segundo informa o gerente adjunto de Trabalho e Habitação, Lúcio de Gusmão Lobo Junior.
Todos eles já fizeram teste de aptidão profissional, depois de selecionados e são supervisionados e avaliados durante todo o processo de estágio.
“A mesma estratégia está sendo aplicada em todos os municípios beneficiados pelo Programa”, garante Lúcio de Gusmão.
Este ano o Primeiro Emprego beneficiou 4 mil estagiários, sendo 2 mil em São Luís e 2 mil distribuídos entre nove municípios: Açailândia (250 vagas), Bacabal (200), Balsas (200), Caxias (250), Coelho Neto (150), Imperatriz (500), Itinga (50), Santa Inês (250) e Timon (150).
Desde que foi lançado em 1995, o Primeiro Emprego garantiu oportunidade de trabalho para 19.500 estagiários.
O Programa concede bolsa de estágio remunerado para pessoas de 16 a 30 anos sem experiência em carteira de trabalho. Eles recebem um salário mínimo por uma carga horária de trabalho de oito horas por dia.
O estágio tem a duração de três meses. A GDS custeia os serviços de convocação e seleção dos candidatos e paga o seguro de vida por acidentes pessoais. As empresas oferecem estágio, alimentação e o vale transporte (nos casos de São Luís e Imperatriz).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.