SÃO LUÍS - A comunidade de Santa Inês será beneficiada nesta sexta e sábado, com os serviços oferecidos pelo Mutirão da Cidadania.
Desde que o programa foi retomado, há um mês, este será o primeiro interior a ser contemplado. Daí a expectativa ser tão grande entre os organizadores.
“Nossa meta é prestar 15 mil atendimentos”, diz a gestora estadual do projeto, Leopoldina Amélia Barros.
Entre os serviços oferecidos, a área mais procurada é a de saúde. Os atendimentos no setor vão de palestras educativas, aplicação de flúor, demonstração de escovação, distribuição de escovas infantis, orientações sobre DST´s e AIDS.
O projeto também abrange a distribuição de camisinhas e consultas na área de oftalmologia, clínica médica, pediatria, ginecologia, com a prevenção do câncer de colo uterino e várias outras ações na área de saúde. Todo o medicamento, bem como os óculos prescritos, são doados pelo governo do Estado através dos órgãos parceiros do mutirão.
Outro serviço bastante procurado é prestado pelos defensores públicos. Eles oferecem orientações nas áreas cível e criminal. “A parceria com o Mutirão da Cidadania tem possibilitado que um grande número de pessoas, que não têm condições de pagar um advogado, tenham acesso aos serviços”, comenta o defensor público-geral do Estado, Idelvalter Nunes da Silva – que sempre acompanha os atendimentos durante os Mutirões da Cidadania.
Segundo informação de Leopoldina Barros, só no ano passado foram mais de 400 mil atendimentos. Para a determinação do local, a gestão do programa recebe solicitações da comunidade e então faz uma triagem para saber onde a procura é maior. Uma vez identificada a área mais carente, esta será colocada na escala de prioridade para atendimento.
São dois mutirões realizados mensalmente, um na capital e outro no interior.
Cultura, desporto e lazer estão entre outros serviços oferecidos pelo projeto. “Os trabalhos que são oferecidos têm o nosso empenho, enquanto equipe que faz a gestão desse mutirão. O empenho é no sentido de fazer o melhor, um atendimento com qualidade. A despeito de ser um conglomerado de ações, se procura que cada uma delas saia da melhor maneira possível. Essa é a determinação do governo do Estado e a intenção da equipe que faz o Mutirão da Cidadania”, declara Leopoldina Barros.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.