PRESIDENTE DUTRA - A 2ª etapa do Curso Intermediário em Febre Aftosa está sendo realizada em Presidente Dutra. O objetivo é reciclar e aprimorar conhecimentos dos seus médicos veterinários de campo. O curso está sendo ministrado em dois períodos para contemplar todos os médicos veterinários da Agência de Desenvol-vimento Agropecuário (AGED) que atuam nas 18 gerências regionais. Serão reciclados um total de 70 médicos.
Segundo o coordenador de Defesa Animal, Romildo Carlos Gama, nessa segunda etapa continuam os conteúdos ministrados na anterior, que se realizou em 2002, nas cidades de Imperatriz e Santa Inês.
Quem está ministrando o curso são os médicos veterinários Ivo Gomes e Paulo Auge, os mesmos do primeiro módulo.
Ivo Gomes e Paulo Auge, além de médicos veterinários, também são cientistas. Eles são os inventores da vacina oleosa, a que é utilizada atualmente para a vacina contra a febre aftosa em todo o país e nos países da América Latina.
A descoberta foi feita nos anos 80 e representou um grande avanço no que diz respeito à imunidade dos rebanhos, pois a vacina oleosa tem maior eficácia ao garantir um período maior de imunidade contra a zoonose: seis meses, quando a anterior era de apenas quatro meses.
O diretor geral da AGED, Sebastião Anchieta, explica que o curso é um dos itens exigidos pelo Ministério da Agricultura, de acordo com as metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa e que a perspectiva é de que - após passarem por essa última etapa de treinamento – os médicos veterinários de campo estejam munidos de informações fundamentais que vão enriquecer e contribuir na realização de trabalho de campo.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.