SÃO LUÍS - Oito empresas maranhenses, pertencentes ao pólo moveleiro da Região tocantina, localizado no Sul do Estado, participam de missão empresarial à 23ª edição da Feira Internacional de Móveis (Fenavem), que acontece em São Paulo, no Parque de Exposições do Anhembi, até a próxima sexta-feira.
A missão foi organizada pelas Agências Regionais do Sebrae de Imperatriz e Açailândia, em conjunto com o Sindicato das Indústrias Madeireira e Moveleira de Imperatriz e Região (Sindimmir), incluindo empresas de pequeno e médio porte, dos municípios de Imperatriz, Buriticupu, João Lisboa e Açailândia.
O objetivo, segundo Walter Monteiro, gerente da Agência Regional do Sebrae em Imperatriz, é propiciar aos participantes contato com os lançamentos da indústria moveleira nacional que estarão nas lojas e shoppings do País nos próximos meses e com novas tendências em design, acabamento, madeira e ambientes, além de intercâmbio com potenciais compradores.
Um dos destaques deste ano é a ampliação significativa da participação dos pólos moveleiros das mais diversas regiões do país, demonstrando o crescimento do setor na economia nacional. Participam do evento empresas dos pólos de Rio Branco (AC), Arapongas (PR), Bento Gonçalves (RS), Cuiabá (MS), Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Imperatriz (MA), Itatiba (SP), Ji-Paraná (RO), Linhares (ES), Mirassol e Votuporanga (SP), Recife (PE), Salvador (BA), São Bento do Sul (RS)e Ubá (MG).
Nas últimas edições, a feira têm-se mostrado também um canal para a realização de negócios com compradores de diversas partes do mundo, como Estados Unidos, Itália, Chile, China, Espanha, México, Paraguai, Uruguai, Argentina e Emirados Árabes.
Neste ano, será realizado o Projeto Comprador, encontro entre importadores estrangeiros e empresários da indústria moveleira do Brasil. A iniciativa conta com o apoio da Abimóvel (Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário) e da Agência de Promoção às Exportações (Apex) órgão ligado ao Governo Federal.
Com uma tradição relativamente nova em comparação a outros estados brasileiros, o Maranhão desponta entre os principais pólos de produção de móveis do país. As primeiras experiências mercadológicas mostram a vocação do pólo de Imperatriz para o mercado externo.
O pólo tocantino aglutina cerca de 300 empresas, entre formais e informais. Somente em Imperatriz concentram-se 161 empreendimentos. Até meados da década de 80, em Imperatriz existiam pequenas marcenarias e serrarias que faziam móveis por encomenda, principalmente camas. Essas unidades deram origem a 90% das fábricas de móveis da região.
O pólo moveleiro da Região tocantina foi pioneiro no Estado na experiência de consórcio de exportações, numa parceria entre o Sebrae, Sindimmir e Apex. Doze empresas participam da iniciativa. Uma delas já exporta regularmente mesas, cadeiras e componentes para mercados como Venezuela, Colômbia, México, Guianas e Reino Unido e EUA. Outras duas estão em processo de preparação para ingressarem nesse mercado.
Recentemente o Sebrae deu início a uma nova empreitada que deve dar suporte à consolidação do pólo moveleiro da região tocantina. Trata-se do desenvolvimento do Arranjo Produtivo de Madeira e Móveis, que beneficia todos os municípios com vocação para a fabricação de móveis e componentes.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.