AÇAILÂNDIA – A Gerência de Articulação e Desenvolvimento da Região da Pré-Amazônia Maranhense, com a Supervisão de Educação Indígena, está realizando durante toda esta semana em Açailândia o I Encontro Pedagógico para discutir a educação indígena. Está presente na pauta a definição de estratégias para institucionalização da educação escolar indígena no Plano Estadual.
A Gerência da Pré-Amazônia, em cumprimento à legislação que trata deste segmento da educação, está se reestruturando administrativamente para garantir atendimento em conformidade com os princípios da especificidade e diferenciação da comunidade indígena.
Estão participando do encontro caciques, chefes de postos indígenas, representante da Funai, presidentes de associações indígenas, lideranças e professores indígenas, todos objetivando traçar metas para melhorar a oferta da educação indígena.
O gerente Venâncio Gomes explica que a gerência, ao assumir as competências que lhe são cabíveis no ato de descentralização, reconhece a necessidade de assessorar, acompanhar e avaliar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas escolas das aldeias.
Para tanto, a Gerência dispõe, por meio da Unidade Gestora de Desenvolvimento Humano, de técnicos capacitados para fazer o acompanhamento sistematizado às comunidades indígenas.
Segundo Paulo Gomes Guajajara, chefe do Posto Indígena Angico Torto, a proposta de descentralização aproximou os professores e lideranças indígenas. Ele acrescenta que o trabalho do gerente da Pré-Amazônia Maranhense é muito sério, pois já conseguiu a construção de quatro escolas para as aldeias.
Outros momentos significativos deste encontro são as discussões pedagógicas que envolvem o processo ensino-aprendizagem. Os participantes, ao final do encontro, assinaram um documento garantindo a intervenção necessária dos agentes envolvidos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.