SÃO LUÍS - A Justiça Federal mandou embargar os projetos de criação de camarão no interior do estado. Segundo a decisão, órgãos estaduais não teriam competência para autorizar o funcionamento da atividade.
A Justiça Federal concluiu que somente o Ibama podeira autorizar o funcionamento de Fazendas de Camarão. Por isso mandou embargar todos os projetos de carcinicultura no interior do Maranhão.
Mas a Gerência de Meio Ambiente defende que cabe ao estado emitir a licença para esses projetos. O gerente disse que as empresas que criam camarão no estado estão ilegais.
A Associação de Criadores de Camarão contesta. Diz que três empresas continuam funcionando no interior do estado com a licença da própria Gerência de Meio Ambiente. Segundo Alexandre Oliveira, engenheiro de pesca, as fazendas de camarão não representam riscos ao meio ambiente.
Ele disse que o camarão é muito vulnerável a inseticidas, não havendo qualquer ameaça de que aconteçam crimes ambientais em decorrência de sua criação.
Com a determinação da Justiça, as empresas que criam camarão são obrigadas a parar até que seja feito um zoneamento ambiental e que sejam criadas regras para a carcinicultura no Maranhão.
A associação de criadores de camarão e a gerência de meio ambiente vão recorrer da decisão.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.