São Luís - A primeira etapa de construção do aeroporto de Barreirinhas será concluída até setembro deste ano. A previsão é do gerente de Infra-estrutura, João Cândido Dominici, ao informar que 70% dos serviços já foram realizados. “Estamos aguardando o fim das chuvas para retomar os trabalhos. Essa é uma obra que tecnicamente requer um controle rigoroso. Por isso, é impossível fazer as intervenções necessárias durante as chuvas”, acrescentou.
Ele explicou que a construção de uma pista de pouso com padrão internacional exige cuidados especiais. Devido a fatores como carga e impacto, durante as aterrissagens são exigidos reforços estruturais do terreno e um controle de serviços maiores que os realizados nas construções de rodovias.
A Geinfra concluiu a implantação da base da pista de pouso e decolagem. A próxima fase consiste na imprimação e colação da capa asfáltica. De acordo com o projeto, além da pista de pouso e decolagem, será construído um pátio para estacionamento e uma área para taxiamento de aeronaves. A obra tem custo estimado de R$ 9,7 milhões, recursos garantidos pelo Ministério da Aeronáutica - através do Departamento de Aviação Civil (DAC) – e pelo governo do Estado.
O novo aeroporto de Barreirinhas reúne área total equivalente a 110 mil m². A pista está sendo construída cerca de 300 metros à frente da atual e terá 2 mil metros de comprimento por 45 metros de largura, com especificações técnicas para pouso e decolagem de aeronaves tipo Boing-737. A pista de 1800 metros de extensão será acrescida de dois stopways de 60 metros cada, conhecidos como “área estéril”, que ficam nos limites da pista.
Cada lado da pista terá 7,5 metros de acostamento, com espaço reservado para 45 metros de área gramada nas laterais. O projeto prevê ainda a construção do pátio de estacionamento, com 9600 m², e da área de taxiamento de aeronaves, com 9025 m².
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.