Orlando Muniz assume Gerência de Articulação em Brasília

Atualizada em 27/03/2022 às 15h23

BRASÍLIA - O advogado Francisco Orlando Muniz, de 44 anos, assumiu nesta segunda-feira a Gerência de Estado de Articulação Institucional do Governo do Maranhão no Distrito Federal, que tem por objetivo principal representar o governo do Estado junto aos órgãos sediados na capital do País.

Procurador federal da Advocacia Geral da União (AGU) e ex-secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Muniz foi empossado no cargo pelo governador José Reinaldo Tavares (PFL).

No discurso de posse, Orlando Muniz, que substituiu Marília Santos Lameiras, prometeu honrar a confiança depositada nele pelo governador: "Sou um companheiro que vai ajudá-lo no processo de construção do Maranhão."

Muniz terá como missão articular os interesses do governo maranhense junto, principalmente, às agências multilaterais de financiamento, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Unesco.

Já o governador deu boas-vindas ao novo gerente e disse que ele é um profundo conhecedor dos meandros do governo federal. "Esperamos do Escritório um grande trabalho", afirmou Tavares.

Zé Reinaldo disse ainda que a Gerência foi criada para cuidar das parcerias que o governo maranhense precisa ter com o governo federal.

"Nós temos o Plano de Governo, temos o Orçamento Geral da União (OGU) e estão identificados neles todos as possibilidades de convênio entre os dois governos", explicou.

Entre os projetos prioritários a serem negociados com o apoio do novo gerente estão a eletrificação rural no Estado, como o Luz no Campo, em parceria com o governo federal, e o Programa de Habitação Rural, com recursos oriundos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), destinado à população de baixa renda .

"Nós vamos construir a parceria dentro dos ministérios e agências multilaterais, mas quem vai fazer efetivamente a elaboração dos projetos são as gerências de lá (Maranhão)", explicou.

FOME ZERO - Entre as articulações já iniciadas com a Secretaria de Segurança Alimentar, Orlando Muniz disse que foi informado pelo próprio ministro José Graziano que o Maranhão está incluído no Programa Fome Zero, considerado o carro-chefe das ações sociais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Houve já uma garantia, até porque o Estado, infelizmente, tem alguns indicadores de desenvolvimento que não são satisfatórios, e não seria interessante que o Maranhão ficasse fora", argumentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.