O governador José Reinaldo Tavares anunciou nesta quinta-feira, o nome de José Ribamar Rodrigues Mota como chefe do gabinete do governo em Barreirinhas.
O gabinete deve ser instalado no município ainda este mês. O governador confirmou ainda que as gerências de Segurança, Justiça e Cidadania e a de Planejamento e Gestão serão desmembradas.
Os nomes dos novos gerentes serão anunciados até o final do mês.
Na próxima segunda-feira o governador encaminha à Assembléia Legislativa o projeto de reforma do governo e espera que seja aprovado em um menor tempo possível.
“Não estamos mudando a estrutura do governo, mas a maneira de governar. Vamos trabalhar com os prefeitos, com contratos de gestão anual onde é definido tudo aquilo que vamos passar para as prefeituras em todos os setores da administração e as contrapartidas e obrigações dos prefeitos com metas estabelecidas, por isso a necessidade da reforma”, disse o governador.
José Reinaldo Tavares disse que é necessária a convocação extraordinária dos deputados porque o projeto deve ser aprovado ainda este mês, antes da abertura do orçamento do Estado.
“Temos que estar com a estrutura do governo organizada para poder compatibilizar com o orçamento”, explicou.
Quanto a implantação de um escritório do governo em Barreirinhas o governador disse que ele será criado para ajudar a administração municipal na solução dos problemas da cidade, que é o portão de entrada para os Lençóis Maranhenses – principal ponto turístico do Maranhão.
Em reunião realizada no Palácio dos Leões o governador definiu um grupo de trabalho para fazer um levantamento dos principais problemas do município, num prazo de 15 dias. O grupo de trabalho é formado pelos gerentes de governo, representantes da Caema e será coordenado pelo chefe do gabinete do governo no Município, José Mota.
A partir desse levantamento será definido um plano de trabalho e o plano diretor para Barreirinhas. O governo quer melhorar, em um curto espaço de tempo; a coleta de lixo, o calçamento da cidade, a rede de esgoto e de água. A segurança e a preservação do meio ambiente é outra preocupação.
“Com uma representação do governo na cidade esperamos que haja um completo entrosamento com a prefeitura para que os programas possam andar mais rapidamente”, explicou o governador.
José Reinaldo disse que José Mota foi escolhido para chefiar o escritório porque ele é uma pessoa que vive no município, conhece a realidade e é um técnico experiente.
José Mota disse que uma das metas do seu trabalho é fazer com que Barreirinhas se torne uma cidade modelo no turismo.
“Com a presença permanente do governo no município esperamos melhorar a infra-estrutura da cidade e garantir que ela receba cada vez mais um maior número de turistas, mas que esse turismo seja feito de forma responsável, preservando o meio ambiente e as belezas naturais da região”.
Desmembramento - José Reinaldo Tavares disse que o desmembramento das gerências de Segurança, Justiça e Cidadania e a de Planejamento e Gestão será necessário para que o governo possa otimizar as ações nessas áreas. O governo vai criar uma gerência de Justiça e Cidadania, que vai tratar das penitenciárias do estado e outra que vai tratar apenas da segurança.
O governador disse que as mudanças no modelo de governar criou a necessidade do desmembramento também da Gerência de Planejamento e Gestão.
“A gerência de planejamento terá um trabalho muito grande e por isso é preciso estar separada para que o trabalho possa ser desenvolvido com eficiência”, enfatizou José Reinaldo.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.