Preocupados com preservação do Rio Itapecuru, o mais importante do Estado, representantes do governo estadual, das prefeituras dos municípios de Mirador e Colinas e de órgãos ligados ao meio ambiente estarão reunidos neste sábado (21), no município de Mirador, para discutir a instalação de um comitê em defesa do rio.
O objetivo do evento, segundo informou o gerente regional, Venâncio Gomes, é sensibilizar a comunidade para a importância da preservação do rio.
O comitê será responsável pela formulação e implementação de políticas públicas que proporcionem o desenvolvimento auto-sustentável de 52 municípios maranhenses banhados pelo rio.
O evento será coordenado pela Gerência de Meio Ambiente e Gerência de Desenvolvimento Regional de São João dos Patos e conta com o apoio de prefeituras municipais, Ministério Público e do Instituto do Homem.
Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as principais causas da fragilização do Itapeucuru são a pesca predatória, urbanização desordenada, destruição de mangues e desmatamento contínuo de suas margens.
Além disso, não existe na Bacia do Itapecuru fiscalização permanente e efetiva indispensável ao cumprimento da legislação ambiental.
Durante o seminário os participantes vão discutir temas como Legislação Ambiental, Lei das Águas e Unidade de Conservação. Uma exposição sobre o projeto Italuís II também vai acontecer durante o evento, que será encerrado com o lançamento do livro "Itapecuru, águas que correm entre pedras", do escritor Raimundo Medeiros.
O Itapecuru, que nasce a uma altitude de 480 metros no sistema formado pelas serras de Crueiras, Itapeucuru e Alpercatas, dentro do Parque Estadual do Mirador e com extensão 1.041,66 quilômetros, garante o abastecimento de água para 1,5 milhão de pessoas.
O Itapecuru forma a chamada Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru, uma área de 52.700 m², 48 municípios e uma população de 1.503.416 habitantes. Incluindo São Luís, o rio Itapecuru serve 2.373.444 habitantes, quase metade dos moradores do Estado.
Até o início do século XX, o rio Itapecuru foi a principal via de escoamento da produção. Perdeu importância com a construção da estrada de ferro São Luís/Teresina, na década de 1920, e com o asfaltamento da BR-316, na década de 60.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.