Os setores pecuarista e do comércio atacadista serão estimulados pelo Governo do Estado para que possam crescer, gerar empregos e fazer com que o Maranhão alcance, nos próximos quatro anos, a meta de elevar o Índice de Desenvolvimento Humano para 0,650.
Foi o que anunciou o governador José Reinaldo Tavares (PFL) em Imperatriz, no final de semana, onde recebeu homenagens dos empresários que atuam nos dois setores, na região Tocantina. “Esse é o nosso trabalho e vamos continuar buscando parceria em todas as regiões do Estado”, disse o governador ao falar com empresários da região.
Ele estava acompanhado do senador Edison Lobão, da gerente de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Conceição Andrade, e do diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Estado, Sebastião Anchieta.
Do Sindicato Rural de Imperatriz, que representa 250 pecuaristas da região, o governador recebeu a comenda “Porteira de Ouro” – um reconhecimento ao trabalho que o governo vem realizando nesta área, que tem contribuído para o desenvolvimento do setor rural.
O senador Edison Lobão e o deputado federal Francisco Coelho também receberam a comenda.
O atual presidente do Sindicato Rural, Henrique Martins, que assumiu o cargo logo após a solenidade de entrega da comenda “Porteira de Ouro”, em substituição ao coronel Guilherme Ventura, disse que os pecuaristas reconhecem o esforço que José Reinaldo vem fazendo para erradicar a febre aftosa no Maranhão.
“Temos certeza de que com o compromisso político do governador, vamos conseguir erradicar a doença dentro do menor tempo possível e, desta forma, poderemos comercializar o nosso rebanho em outros estados e até para outros países”.
José Reinaldo Tavares disse aos pecuaristas que não vai medir esforços para atingir a meta de erradicação da doença em um prazo de dois anos.
Ele lembrou que medidas importantes foram tomadas neste sentido, como a distribuição de vacinas para pequenos criadores, a implantação de barreiras sanitárias e a compra de 70 novos veículos que foram entregues à Agência de Defesa Agropecuária do Estado, órgão responsável pelo controle da doença.
Para o governador, as homenagens são um incentivo maior para que ele continue investindo nesta área.
O gerente de Imperatriz, Guilherme Ventura, disse que o Maranhão está tomando um novo rumo, com os olhos voltados para o setor primário.
“Assim nos tornaremos um Estado próspero, pois é neste setor que o estado tem maior potencial”.
Depois de receber a comenta “Porteira de Ouro”, no Palácio do Comércio de Imperatriz, José Reinaldo jantou com empresários do comércio atacadista e recebeu do presidente do sindicato da classe, Celso Tomé Rosa Júnior, uma placa em agradecimento pela medida tomada pelo governador em julho deste ano de reduzir a alíquota de ICMS do setor de 17% para 2%.
Com a redução, o setor que estava perdendo mercado para comerciantes de outros estados, como o Piauí, onde a alíquota era menor, voltaram a investir no negócio e a gerar emprego e renda para a população do município.
Segundo Celso Rosa, atualmente o comércio atacadista de Imperatriz é responsável pela geração de cinco mil empregos diretos e 20 mil indiretos.
“O que nós estávamos precisando para alavancar o negócio era esse incentivo do governo, no sentido de investir e gerar mais emprego. Temos percebido que o governador José Reinaldo está comprometido com o setor e, com essa homenagem, queremos mostrar que nós também estamos dispostos a ajudar o governo a atingir suas metas, que são gerar emprego e renda e combater a pobreza no Estado”, revelou.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.