Promotoria de Paço do Lumiar realiza Ação Pró-Cidadania

Atualizada em 27/03/2022 às 15h25

A Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar está realizando desde o dia 30 de novembro, em algumas de suas comunidades, a Ação Pró-Cidadania, com o objetivo de incentivar o exercício da cidadania e a participação efetiva dessas comunidades no seu desenvolvimento social e econômico.

O projeto será encerrado neste sábado, 14h30, na Unidade Escolar Marly Sarney, no Maiobão, com a palestra do promotor de justiça do Meio Ambiente, Luís Fernando Barreto Júnior, sobre "Preservação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável".

Contando com a parceria de várias entidades, dentre elas, Cefet-Ma, CVRD, Banco do Nordeste e IBAMA, o projeto prevê palestras sobre cidadania, cooperativismo, preservação ambiental, direitos da criança e do adolescente, nutrição, saúde, segurança do trabalho e orientação psicológica, além de oferecer cursos de capacitação para cerca de 120 jovens e adultos na área de Ciências Agrárias como criação de galinha caipira, fruticultura, psicultura, horticultura, cultivo de plantas medicinais e paisagismo. Serão entregues, ao todo, 170 certificados aos participantes do projeto.

A Promotora de Justiça de Paço do Lumiar, Nadja Veloso Cerqueira, informou que a iniciativa partiu da necessidade de qualificação profissional e de maiores oportunidades que levem a uma melhoria na qualidade de vida da população, mediante a participação ativa das comunidades locais. Segundo a Promotora, todos os participantes estão gostando e aproveitando essa oportunidade de aprender a lidar com a terra e com criação de peixe e galinha, que vai lhes servir para a própria subsistência. "O Ministério Público se preocupa com o exercício da cidadania, mostrando na prática que cidadania é um desenvolvimento social como um todo", declarou ela.

A Ação pretende atingir as comunidades de Paranã, Vila Cafeteira, Residencial Nova Vida, Conjunto Roseana, Mercês, Mojó, Iguaíba, Vila Nazaré e Pirâmide, todas localizadas no município de Paço do Lumiar. Os cursos práticos estão sendo ministrados por instrutores alunos do curso de ciências agrárias do Cefet, servindo como trabalho de conclusão de curso.

Nos povoados de Vila Nazaré e Montanha Russa duas hortas já estão prontas para que a comunidade dê andamento. No Residencial Nova Vida, onde há um trabalho de extensão do Lar do Menor feito pelo padre Ângelo, também estão prontos os tanques onde foram executadas as atividades de psicultura. Na Escola Municipal de Paranã, os alunos receberam instruções sobre arborização e horticultura e estão gramando toda a área da escola.

Nadja Veloso acrescentou que o Projeto tem também como meta, aproximar as comunidades do Ministério Público, informando-as sobre as atribuições da Promotoria de Justiça e os instrumentos que dispõem para o exercício da cidadania. Para isso, acontece nesta quarta-feira, no Centro Comunitário do Residencial Pirâmide, na Vila Pirâmide, a palestra “O Ministério Público e a comunidade”, ministrada pela Promotora de Justiça também de Paço do Lumiar, Gabriela Brandão da Costa Tavernard. Além disso, a psicóloga, Meire Adler, vai falar sobre educação dos filhos no próximo dia 13, às 15h, na Escola Comunitária Mickey Mouse, no Conjunto Habitacional Roseana Sarney.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.