Pinheiro faz avaliação escolar sobre processo de aprendizagem

Atualizada em 27/03/2022 às 15h25

O número significativo de crianças que enfrentam dificuldades no processo de aprendizagem e que não conseguem acompanhar o ritmo das classes escolares levou a Gerência Regional de Pinheiro, através da Equipe da Educação, a desenvolver uma ampla ação de avaliação da aprendizagem do ensino fundamental das escolas de todos os municípios a ela subordinados.

Anualmente o MEC realiza uma avaliação em nível nacional de todas as etapas do ensino. Este ano a avaliação não foi realizada, o que levou a Gerência de Pinheiro, numa iniciativa pioneira, a realizar ela própria, a avaliação de 2002.

Um total de 18 técnicos foi encarregado da execução do trabalho, divididos nas seguintes etapas: diagnósticos, elaboração, aplicação das avaliações, correção, tabulação dos dados coletados e elaboração dos relatórios finais.

Sendo esta a primeira experiência da Gerência nessa área, decidiu-se então limitar a aplicação dos instrumentos de avaliação apenas aos alunos da 4ª série do ensino fundamental. A ação já está em andamento nas escolas Estaduais do município de Pinheiro.

A gerente regional de Pinheiro, Marize Mendes Pinheiro, afirma que, a partir do próximo ano a avaliação deverá acontecer bimestralmente, estendendo-se da 1ª a 4ª série do ensino fundamental e o diagnóstico da situação do ensino deverá subsidiar ações de capacitação dos professores, de recuperação e reforço dos alunos que apresentarem rendimento insuficiente, pois, se nada for feito para corrigir as distorções e deficiências detectadas todo esforço da avaliação terá sido em vão. Eu acredito firmemente que esta nossa ação venha melhorar o nível educacional no Estado, sabendo-se que muito já tem sido feito, mas ainda pode-se fazer muito mais”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.