Será lançado nesta sexta-feira, do Centro de Lançamento de Alcântara, o foguete de sondagem VS-30/Orion. O objetivo da operação é investigar a energia e a eletrodinâmica na região da Ionosfera equatorial.
Trata-se de uma parceria entre as agências espaciais brasileira e alemã, para levar dois experimentos à camada mais alta da atmosfera: Um do Instituto de Pesquisa Física Espacial da Alemanha, e outro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil.
No lançamento, o foguete chegará a atingir 430 quilômetros de altura. Nessa missão não será necessário reuperar a carga útil do foguete. O VS-30/Orion está sendo desenvolvido para substituir o Skylark-7, que era o modelo padrão de foguete de sondagem.
Segundo a Agência Espacial Brasileira, além da alemã, outras agências espaciais européias já mostraram interesse em adotar o modelo brasileiro.
A missão Pirapema é a primeira das duas missões de lançamento que serão realizadas este mês pelo Centro de Lançamento de Alcântara, como parte do Programa Nacional de Atividades Espaciais.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.