GDS inaugura agência do trabalho em Pedreiras

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

A Gerência de Desenvolvimento Social (GDS) inaugurou esta semana a Agência do Trabalho de Pedreiras, que passa a administrar as ações de intermediação de mão-de-obra, seguro-desemprego e qualificação profissional naquele município em parceria com a Prefeitura Municipal.

Presentes à inauguração o gerente Ricardo Zenni, o prefeito Raimundo Nonato Alves Pereira e o gerente de Desenvolvimento Regional, Aparício Bandeira Filho, que descerraram a placa e cortaram a fita simbólica de inauguração.

Em rápida cerimônia religiosa, o padre José Alberto abençoou as instalações da Agência do Trabalho, prestigiada também por Raimundo Nonato Santos Lima – responsável pela Agência, e por empresários, secretários municipais, presidentes de associações comunitárias e vereadores locais.

“Com essa inauguração em Pedreiras, a GDS comemora 14 Agências do Trabalho em 11 Regionais, que desempenham atividades de extrema importância nas áreas de emprego, produção e renda.

É relevante a parceria com a Prefeitura de Pedreiras, que, como as demais, deve apresentar resultados efetivos e sustentáveis”, destacou o gerente Ricardo Zenni, acrescentando ainda que as Agências do Trabalho instaladas nos municípios tendem a evitar o desperdício de recursos.

No mesmo prédio da Agência Municipal do Trabalho funcionará a Secretaria do Conselho do Trabalho, destinada a viabilizar a participação da sociedade civil organizada na implementação das políticas de geração de trabalho e renda em Pedreiras.

Parceira no empreendimento, a Prefeitura Municipal de Pedreiras comprometeu-se a divulgar os serviços da Agência através de um carro-de-som que circulará pelas ruas da cidade, anunciando a oferta e a solicitação de vagas e de mão-de-obra por parte de empresários e trabalhadores, além de encaminhar, acompanhar e orientar os profissionais colocados no mercado de trabalho.

“A cidade de Pedreiras sente-se muito grata ao Governo do Estado e à GDS por terem escolhido nosso município para instalar uma Agência do Trabalho aqui, onde não se tinha um setor destinado a resolver problemas específicos da classe trabalhadora, como intermediação de mão-de-obra”, comentou o prefeito Raimundo Nonato Alves.

Saiba como funcionam as Agências:

As Agências do Trabalho desenvolvem atividades de intermediação de mão-de-obra a partir do intercâmbio entre empresas em busca de profissionais e trabalhadores à procura de emprego.

Atuando como uma espécie de interlocutoras, são elas que cadastram e encaminham trabalhadores para treinamentos e cursos de qualificação ou diretamente para uma vaga de emprego na sua área de atuação.

As Agências de Trabalho mantêm um banco de dados utilizado para selecionar os profissionais e encaminha-los às empresas a custo zero para o empresário. O empregador só precisa telefonar ou procurar a Agência do Trabalho e informar o perfil do profissional que está procurando, para receber a indicação de três candidatos a cada vaga ofertada.

Seguindo o que determina o Ministério do Trabalho, as empresas com mais de 100 funcionários devem ter 2% do quadro ocupados por portadores de deficiência física. Para atender essa demanda, as Agências do Trabalho têm dezenas de portadores de deficiência cadastrados e aptos para exercer suas funções.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.