Membros do Fórum do Projeto de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (DLIS), representantes da comunidade de Alcântara (MA) e de organizações sociais não governamentais visitaram nesta terça-feira o Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA).
Eles receberam informações sobre o programa espacial brasileiro, o projeto de comercialização da Base de Alcântara e o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas com os Estados Unidos. O objetivo da visita é promover um maior esclarecimento dessas questões junto à população local e apresentar as instalações da base, que muitos desconhecem.
A Agência Espacial Brasileira (AEB), responsável pela coordenação do programa espacial brasileiro e principal financiadora do projeto DLIS, participa do evento com informações sobre o projeto de comercialização da Base de Alcântara e o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas.
O DLIS
Alcântara é o primeiro município no país a receber uma metodologia de implantação de DLIS totalmente inovadora, envolvendo as melhores técnicas e processos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Programa da Comunidade Ativa (Comunidade Solidária) e do Programa de Arranjos Produtivos, do Ministério da Ciência e Tecnologia e, que conta também com o apoio da Gerência de Estado de Desenvolvimento Social (GDS) do Maranhão, da prefeitura do município, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e do Sebrae.
Um dos objetivos do DLIS de Alcântara é desenvolver na comunidade a capacidade de identificar e conhecer de forma participativa, analítica e crítica a sua realidade e, a partir daí, definir uma estratégia de desenvolvimento regional, que viabilize o potencial do município.
O diagnóstico dos principais problemas e potencialidades do município, bem como as causas e soluções, está sendo realizado pela própria comunidade de Alcântara, e servirá de base para a elaboração do futuro plano de desenvolvimento do município.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.