Acordo de Alcântara está na pauta da CCJR

Agência Câmara

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

BRASÍLIA - A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação reúne-se às 15h para apreciar uma pauta cheia: são 351 itens. Entre outras matérias, 255 pedidos de concessão para o funcionamento de emissoras de rádio e TV; 81 projetos de lei; oito propostas de emenda constitucional e dois acordos internacionais.

Um das propostas mais polêmicas que constam da pauta é o Projeto de Decreto Legislativo 1446/01, que submete ao Congresso o acordo assinado entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos contendo salvaguardas tecnológicas relacionadas à utilização da base de lançamento de foguetes de Alcântara, no Maranhão. A matéria foi relatada pelo deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), que emitiu parecer favorável à proposta, mas manteve ressalvas a duas cláusulas: a que impede a conferência aduaneira pelas autoridades brasileiras do material dos contêineres americanos que forem encaminhados à Base de Alcântara; e a que dá poderes unilaterais aos Estados Unidos de classificar nações como terroristas, para impedi-las de utilizar a base.

O relator sugere em seu parecer que a Receita Federal terá poderes de fiscalizar o material destinado à Alcântara e a decisão sobre a utilização da base por outros países deverá ser tomada em conjunto pelos governos brasileiro e norte-americano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.