Pólo de ecoturismo poderá ser instalado em Alcântara

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

Visando implantar em Alcântara um pólo de ecoturismo, a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) realizou ontem na sede do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur), em São Luís, uma reunião preliminar com representantes do governo estadual, organizações não-governamentais e entidades de fomento ao desenvolvimento comunitário.

O presidente do Comitê Nacional Gestor do Programa de Ecoturismo, Guilherme Magalhães, explicou que a proposta visa identificar os potenciais para a pratica do turismo ecológico, levantar o mercado consumidor, auxiliar na implementação de projetos voltados para o ecoturismo e participar da comercialização dos produtos trabalhados.

Reentrâncias - Guilherme Magalhães disse que, no Maranhão, cinco áreas foram pré-selecionadas para participar do projeto – Alcântara, reentrâncias maranhenses, lençóis, delta do Parnaíba maranhense e região das chapadas, das quais o pólo do delta já está com seu comitê regional formado, e a elaboração dos projetos está bem encaminhada.

O presidente do Comitê Gestor do Projeto de Ecoturismo da Embratur afirmou que São Luís também está incluída no pólo, mas a idéia é iniciar o projeto por Alcântara. Ele destacou que das condições naturais, o fato de a cidade estar incluída no programa Monumenta, do Ministério da Cultura, foi importante para a Embratur escolher a cidade como uma das primeiras a ter o turismo ecológico implantado.

O ex-secretário de Turismo do município de Alcântara, Francisco Soares, que atualmente é o coordenador da unidade executora do projeto Monumenta naquele município, explicou que o projeto que coordena visa preservar a riqueza cultural local, que se destaca por ser uma das poucas cidades do Brasil que ainda preservam traços de todas as etapas políticas do país e que associado ao projeto de Ecoturismo, são fundamentais para o desenvolvimento de Alcântara.

Participaram da reunião representantes da Gerência de Meio Ambiente, Gerência de Desenvolvimento Social, do Prodetur, Sebrae e Ongs.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.