Maranhão fora do horário de Verão

O horário de verão começará no próximo dia 3 de novembro. Mas os estados nordertinos, com exceção da Bahia, ficam fora do horário especial.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

O horário de Verão 2002-2003 começará no próximo dia 3 de novembro e irá até às 23h59m do dia 15 de fevereiro de 2003 em 12 estados brasileiros. Terão o novo horário todos os estados das regiões sul, sudeste e centro-oeste, mais o estado da Bahia. Desa forma, na madrugada do dia 3, os relógios desses estados devem ser adiantados em uma hora.

O decreto com a implantação do horário de verão, será publicado nesta semana no Diário Oficial da União. Por lei, a decisão de implantar o horário de verão tem de ser publicada até 30 dias antes do início do horário especial.

Como é tradição, o horário de Verão se inicia num domingo e termina num sábado. Nos anos anterioresa, o início do horário especial ocorria em outubro. Em 2002 , em razão de um pedido da Justiça Eleitoral, o início foi planejado para ocorrer no primeiro fim-de-semana, após o segundo turno das eleições para presidente da República e governadores.

Esta será a 29ª vez que o horário de Verão é implantado no Brasil. A primeira aconteceu em 1931, sendo que desde 1985 ele vem sendo adotado sem interrupções. O principal objetivo da medida é desconcentrar o horário de pico de energia elétrica (17h às 22h). No entanto, a medida resulta também em economia de energia. Em 2001/2002 foi obtida entre as 17h e 22h, uma economia de 4,5% em relação ao consumo nacional. A economia foi equivalente a 1.548 megawatts, ou metade da demanda por energia da cidade do Rio de Janeiro.

Os estados nordestinos, exceto da Bahia por causa da localização geográfica, normalmente ficam fora do horário de Verão. No ano passado, a hora especial foi adotada também para todo o Nordeste por causa do racionamento de energia que estava em vigor no país. Em 2002, a oferta de energia está normal, não havendo necessidade de a medida ser implantada também no Nordeste.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.