Estudantes do pré-vestibular da cidadania estão sendo chamados pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) para apresentarem as documentações exigidas para que os recursos da bolsa de estudo sejam creditados em suas contas bancárias.
Até o mês passado o auxílio foi repassado aos estudantes através de contra-cheque – “prática pouco utilizada pelas instituições financeiras”.
De acordo com a coordenação do programa, mais de
1500 alunos da capital já estão com suas contas bancárias abertas e em breve estarão recebendo seus cartões magnéticos.
Nesta quinta-feira, vários estudantes estiveram na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) para regularizarem seus cadastros. Entre eles estava a aluna Kátia Pereira Coelho, 18 anos. Ela faz o pré-vestibular na Universidade Federal do Maranhão e garante que o conteúdo repassado em sala de aula lhe capacita a disputar uma vaga nas universidades de São Luís.
“Não estou estudando somente o que os professores comentam durante a aula. Procuro aprofundar meus estudos através de pesquisas nos Faróis da Educação”, afirma. Os faróis são bibliotecas criadas pelo governo do Estado para dar suporte aos estudantes da rede estadual e municipal de ensino.
Este também é o objetivo do Pré-Vestibular da Cidadania. A coordenadora administrativa do programa, Ivone das Dores de Jesus, diz que curso foi criado para “atender a uma demanda significativa da sociedade que, participante do ensino médio da rede oficial de ensino, enfrenta dificuldades quanto à classificação nos seletivos de acesso à universidade pública”.
As aulas do pré-vestibular são ministradas por acadêmicos dos três últimos períodos dos cursos da Ufma e Uema. “A maioria dos professores possui prática pedagógica”, afirma a coordenadora. “Eles passaram por um processo seletivo e estão aptos a ensinar as 11 disciplinas do curso”, completa.
Fazem parte da grade curricular do curso as disciplinas de química, física, matemática, português, línguas estrangeiras, sociologia, filosofia, história, geografia e biologia.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.