Órgãos da administração federal e a Gerência de Desenvolvimento Social (GDS) estão articulando diversos segmentos da sociedade para participar de ações voltadas para o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (DLIS) que estão sendo implementadas no município de Alcântara por meio do Projeto DLIS-Alcântara.
A iniciativa - que já vem se desenvolvendo com a participação da população do município – é coordenada por um Comitê Gestor responsável pela articulação o andamento das ações.
Integra o Comitê a GDS, Prefeitura Municipal de Alcântara, Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Programa Comunidade Ativa, Agência Espacial Brasileira, do Centro de Lançamento de Alcântara e do Sebrae-MA.
A primeira reunião entre Comitê Gestor do Projeto e o Fórum DLIS-Alcântara composto por representantes dos moradores dos 147 povoados envolvidos será quarta-feira (11) das 8 horas ás 11h30, em Alcântara.
O diferencial incluído neste projeto é que a própria população, com o auxílio dos técnicos dos órgãos envolvidos, identifica as prioridades a serem incluídas num plano de ação e nas demandas que podem ajudar a resgatar a dignidade da população carente do município. “A definição das ações é uma das atribuições dos próprios moradores”, explica o gerente de Desenvolvimento Social, Ricardo Zenni.
Em reunião realizada ontem à tarde, no auditório do Multicenter-Sebrae, o Comitê articulou o ingresso de novos parceiros estaduais e federais convidados a integrar o Projeto, por meio de ações conjuntas, buscando o desenvolvimento integrado e sustentável de Alcântara.
Hoje (10), às 15 horas, no auditório do Praia Mar Hotel será fechado um termo de compromisso entre os participantes e realizada uma avaliação da metodologia compartilhada que está sendo aplicada.
“Trata-se de uma estratégia de ação social inovadora, pois é a primeira vez que se integram no Brasil, de forma prática e conjunta, três metodologias de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável: do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Programa Comunidade Ativa e do MCT”, declarou o gerente adjunto de Desenvolvimento Social, José Manuel de Macedo Costa.
Ele disse que nesta fase das ações, os setores envolvidos estão articulando a participação de mais órgãos federais estaduais e municipais e representantes da população de Alcântara. “Novos parceiros estão, gradativamente, integrando-se ás ações. A meta é integrar nas ações setores como universidades, bancos públicos federais e empresas privadas”, previu.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.