Pedreiras: Desembargadora Etelvina reinaugura fórum Araújo Neto

Assecom

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

PEDREIRAS - A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Etelvina Ribeiro Gonçalves, presidiu na manhã da última quinta-feira, 5, em Pedreiras (269 km de São Luís), a reinauguração do Fórum Desembargador Araújo Neto. Após quatro meses de reforma e ampliação, servidores e população receberam prédio com 600 m² de área construída e serviços informatizados. Dez desembargadores, juizes da Comarca e da Capital, prefeitos e vice-prefeitos de municípios próximos estiveram na solenidade, que reuniu cerca de 300 convidados.

Com dois pavimentos, o novo Fórum tem concentrados em local moderno órgãos e atividades judiciárias, incluindo cartório de distribuição, salas de audiência, de juízes, e de representantes do Ministério Público e da OAB. Área externa de 700 m² em volta foi urbanizada e ganhou amplo estacionamento. Os acessos receberam rampas para deficientes físicos.

As obras tiveram custo de R$ 100 mil e foram garantidas com recursos do Fundo Especial de Reaparelhamento do Judiciário (FERJ). Localizado no bairro Goiabal, nos arredores do centro de Pedreiras, o prédio dispõe de anexos com suítes que podem receber até quatro juízes. Pelo valor social do trabalho da Justiça, durante o período de obras não houve interrupção de atividades. Os serviços foram feitos por administração direta, com aproveitamento de técnicos e mão-de-obra do Tribunal.

Novo serviço - Simultaneamente à entrega do novo Fórum, entrou em operação serviço inédito. Pedreiras é agora o primeiro município do Maranhão interligado em sistema on-line com o Tribunal de Justiça, o que permite consultas - via internet - de processos cíveis e criminais em tramitação naquela Casa. A presidente utilizou o sistema, informando número aleatório de processo. O projeto-piloto de interligação de Comarcas em rede on-line está em fase experimental, e chega este ano a Imperatriz.

Saudando a comitiva de magistrados, a diretora do Fórum, juíza Maria Eunice do Nascimento Serra, agradeceu a sensibilidade da presidente do TJ em realizar a obra. "A melhoria das condições de trabalho traz à Justiça maior celeridade. Reduzindo a ansiedade dos que têm a vida em nossas mãos, estaremos contribuindo para a paz e a justiça social", destacou. O desembargador e corregedor geral da Justiça, Augusto Galba Maranhão, enfatizou qualidades pessoais do homenageado, o desembargador Araújo Neto.

Homenagem - O maior tributo ao desembargador aposentado veio da presidente do Tribunal de Justiça. Ela relembrou a trajetória do magistrado, a longa amizade e sua honradez profissional. "Faço questão de ressaltar que o pedreirense Araújo Neto é sobrinho do maior poeta aqui nascido, Corrêa de Araújo, pai de um dos maiores poetas vivos do Maranhão, Luís Augusto Cassas, e também poeta de grande talento".

Emocionado e ao lado da esposa, o desembargador evitou discursos. Mais tarde, falou sobre a distinção da homenagem, atribuindo-lhe sentido dignificante. O nome de Araújo Neto foi aposto no Fórum de Pedreiras em 1989. O Tribunal de Justiça decidiu mantê-lo, por unanimidade.

Etelvina Ribeiro Gonçalves enfatizou que a Comarca de Pedreiras - criada em 1923, e uma das mais antigas do Estado - "há muito tempo merecia Fórum Judicial com as características que agora lhe são conferidas". A desembargadora revelou um grande anseio: ver o máximo de comarcas dotadas de fórum digno e adequadamente equipado, "para que possa servir não só aos profissionais da Justiça mas, sobretudo, ao homem e à mulher do povo".

À festa de reinauguração do Fórum compareceram os desembargadores Militão Vasconcelos Gomes (vice-presidente do Tribunal de Justiça), Raimundo Freire Cutrim, Vicente Ferreira Lopes, Júlio Aires, Almada Lima, Benedito Belo e Josefa Ribeiro. Integraram ainda a comitiva do TJ os juízes José Joaquim dos Anjos e José Américo Abreu (gestores da campanha "Maranhão pela paz, Violência não é legal") e o diretor-geral Francisco de Assis Coêlho Filho.

Os prefeitos Raimundo Louro, de Pedreiras, e Edvaldo Lopes Galvão, de Igarapé Grande, e o gerente de Desenvolvimento Regional de Pedreiras, Aparício Bandeira, estavam entre os convidados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.