Em solenidade na manhã desta quinta-feira, 5, foi reinaugurado, na cidade de Pedreiras, o Fórum Desembargador Araújo Neto. A cerimônia contou com a participação da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Etelvina Ribeiro Gonçalves, do corregedor geral de Justiça, desembargador Augusto Galba Maranhão, do vice-presidente do TJ, desembargador Militão Vasconcelos Gomes, dos desembargadores Vicente Ferreira Lopes, Raimundo Cutrim, Benedito Belo, Júlio Aires, Almada Lima e Josefa Ribeiro da Costa, além do prefeito Raimundo Louro, juízes e promotores da Comarca, lideranças municipais e populares. O desembargador Araújo Neto, ilustre pedreirense que dá nome ao Fórum, também participou do evento.
Após quase quatro meses em obras, o prédio, que fica localizado na Rua das Laranjeiras (centro de Pedreiras), foi ampliado e passou a contar com dois pavimentos, amplo estacionamento e ainda suítes para hospedar até quatro juízes. Os órgãos e serviços do judiciário passam a atender à população num ambiente amplo e confortável. A obra custou cerca de R$ 100 mil e foi viabilizada com recursos do Fundo Especial de Reaparelhamento do Judiciário, o Ferj.
A diretora do Fórum, juíza Maria Eunice do Nascimento Serra, na abertura da solenidade lembrou que a reforma era uma aspiração antiga dos magistrados, promotores, serventuários, advogados e da própria comunidade.
A desembargadora Etelvina Ribeiro Gonçalves, no seu pronunciamento, frisou que o Fórum de Pedreiras é o primeiro do Maranhão a estar interligado em rede, o que permitirá aos interessados acompanharem o andamento de processos de São Luís ou de qualquer outra localidade.
Outro dado significativo do novo Fórum de Pedreiras está relacionado ao método e custo de construção. Pela primeira vez o Tribunal de Justiça realizou obra por administração direta, utilizando equipe de engenharia e operários do quadro funcional. "A experiência reduziu em 40% o valor global dos serviços, e tem sido gratificante", comentou João Rodolfo, diretor Administrativo. O TJ pretende repeti-la em outras construções.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.