O resgate da consulta às bases, restaurando o link governo-sociedade, em que a reciprocidade e a confiança na gestão governamental das políticas públicas são fundamentais ao processo saudável da democracia e da universalização do exercício da cidadania. É nessa perspectiva que o Governo do Estado instalará nesta quinta-feira, às 9h, no auditório do Centro de Estudos Superiores da Uema, em Balsas, o Conselho de Desenvolvimento Regional.
Os Conselhos visam estabelecer uma política de planejamento regional que corresponda às legítimas demandas de cada região, decidida em fórum próprio, resultante da participação de todos os segmentos sociais, tendo como resultado final a melhoria da qualidade de vida da população.
Assim sendo, os Conselhos são fundamentais para conduzir o processo de consulta, levantamento, verificação e legitimação de demandas sociais, essenciais para orientar o processo de planejamento estratégico e de desenvolvimento regional do estado.
No ato da instalação dos Conselhos nas regionais de Açailândia e Imperatriz, esta semana, o gerente de Planejamento e Gestão, Luciano Moreira, acentuou a sua importância para o exercício democrático, sistemático e efetivo do controle social, na definição de estratégias, políticas e diretrizes de desenvolvimento regional, tendo como enfoque o homem e suas inter-relações com o meio em que vive.
É neste ambiente favorável que será instalado o Conselho de Desenvolvimento na Regional de Balsas, composta de 13 municípios com vocação para grandes projetos agrícolas intensivos em capital e voltados para o mercado exportador.
O gerente regional de Balsas, Valdemar Cabral de Paula, disse que, além da vocação agrícola, a região possui como grande atrativo o turismo, tendo como destaque a Chapada das Mesas, nas regiões de Carolina e Riachão, um paraíso que reúne cerrados, rios caudalosos, cachoeiras e trilhas.
No aspecto econômico, a regional de Balsas registrou uma arrecadação de ICMS no montante de R$ 7,2 milhões no ano de 2001. Os 13 municípios da região ratearam no ano passado R$ 25,1 milhões em valores transferidos pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Os municípios que compõem a regional de Balsas são Alto Parnaíba, Balsas (sede regional), Carolina, Feira Nova do Maranhão, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.