Mais de mil famílias na zona rural do município de Pinheiro foram beneficiadas este final de semana com a entrega dos títulos de suas propriedades. O documento, na forma individual e comunitário, foi repassado pelo presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão – Iterma, José Roberto Gonçalves.
Ele explicou que esse beneficio é o produto final de um trabalho de regularização fundiária promovido pelo governo do Estado que visa assegurar a cada maranhense o direito a propriedade privada. “Com o título, essas famílias que já residiam no local há mais de quarenta anos, poderão ter acesso a bens como o crédito rural e agrícola e ainda ser beneficiados com as políticas públicas”, analisou.
O presidente do Iterma disse que essas famílias poderão ainda ser beneficiadas com projetos de habitação rural a ser colocado em prática. “O governo não tem interesse em apenas entregar os títulos, mas quer que essas famílias sintam-se cidadãs, que possam desfrutar de uma vida melhor e por isso em cada assentamento providencia também a infra-estrutura necessária”, aponta.
No próximo final de semana, a entrega de títulos acontece no município de Furtuna, onde está localizado um dos maiores assentamentos do Estado. Nessa cidade, o governo do Estado deverá repassar 121 títulos de terra. “A nossa meta é que até o final do ano sejam distribuídos mais de dois mil documentos”, prevê.
Casas - A construção de moradia em áreas de assentamento do Estado é o resultado de uma parceria entre o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão, Iterma, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra e Caixa Econômica Federal.
De acordo com o contrato, serão construídas mais de 3.000 (três mil) habitações para famílias rurais no Maranhão. As casas estão sendo distribuídas em 36 projetos de assentamentos estaduais e devem ser concluídas até o final do ano.
Com essa ação, segundo José Roberto Gonçalves, mais de 14 mil trabalhadores rurais que habitam nos 36 assentamentos distribuídos em vários municípios maranhenses serão contemplados.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.