Professor de Lago da Pedra descobre uma espécie nova de inseto nos Lençóis Maranhenses
O Prof. Dr. Jaime de Liege Gama Neto, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Lago da Pedra, descobre uma espécie nova de inseto na região dos Lençóis Maranhenses.
LAGO DA PEDRA - Em uma descoberta científica inédita sobre a biodiversidade do estado do Maranhão o Prof. Dr. Jaime de Liege Gama Neto, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Lago da Pedra, publicou a descoberta de uma nova espécie de Ephemeroptera, um grupo de insetos aquáticos importantes do ponto de vista do biomonitoramento ambiental.
A espécie nova foi coletada no município de Barreirinhas, porta de entrada para os impressionantes Lençóis Maranhenses. Em reconhecimento à beleza e importância da região, e em homenagem à cidade, o professor nomeou a espécie com o nome científico Campsurus barreirinhas.
Para o professor Jaime “a descoberta dessa espécie representa um marco importante para a entomologia do Maranhão e reforça a rica biodiversidade presente em nosso estado”. O professor explica que “os efemerópteros desempenham um papel crucial nos ecossistemas aquáticos, servindo como fonte de alimento para diversos outros animais e sendo indicadores da qualidade da água e que “trabalhos taxonômicos, como esse que acaba de ser publicado, contribuem para um melhor entendimento da biodiversidade local e para a implementação de estratégias de conservação mais eficazes”.
A pesquisa que culminou na descrição da Campsurus barreirinhas contou com a colaboração da professora Doutora Mahedy Araujo Bastos Passos, do Centro Estadual de Educação Profissional de Roraima (CEEP/RR), reforçando a importância da parceria entre Instituições, para o avanço do conhecimento científico.
O estudo detalhado incluindo as características morfológicas e ecológicas da espécie foi publicado na prestigiada revista científica Anais da Academia Brasileira de Ciências – AABC, classificada com o Qualis A2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O artigo completo intitulado “A closer look reveals the first records of Campsurus Eaton, 1868 (Ephemeroptera: Polymitarcyidae: Campsurinae) from Maranhão state, Northeast Brazil, including a new species” pode ser acessado e baixado em formato PDF no link https://doi.org/10.1590/0001-3765202520240967
Saiba Mais
- Uema abre inscrições para vestibular exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais
- Uema abre inscrições para Vestibular ProfiTec 2025
- Abertas inscrições para 400 vagas em cursos superiores de tecnologia no Maranhão
- Abertas inscrições para auxílios da Uema com valores de até R$ 500
- Uema oferece vaga para professor em Santa Inês
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.