Crime ambiental

Onça-pintada é morta na zona rural de Lago da Pedra; autor do crime está foragido

A polícia chegou ao autor do crime por meio da identificação do veículo usado para transportar o animal morto.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h32
Após morta, onça foi presa em uma motocicleta.
Após morta, onça foi presa em uma motocicleta. (Foto: Divulgação)

LAGO DA PEDRA – Uma onça-pintada foi morta na zona rural de Lago da Pedra, município distante 307 km de São Luís. As imagens do animal morto foram divulgadas nas redes sociais, nesse domingo (23).

Leia também:

Monitoramento na Mata Atlântica busca salvar onça-pintada

Onça-pintada cega é transferida do Maranhão para instituição em Goiás​

De acordo com a Polícia Civil, o homem suspeito de ter matado a onça-pintada já foi identificado, mas está foragido. A polícia chegou ao autor do crime por meio da identificação do veículo usado para transportar o animal morto.

Uma intimação foi entregue na residência do suspeito, que tem até às 15h desta segunda-feira (24) para se apresentar na Delegacia de Polícia de Lago da Pedra, que investiga o caso.

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), é proibido matar, perseguir, caçar e apanhar animais silvestres, sob pena de detenção de seis meses a um ano, e multa.

Onça-pintada

A onça-pintada é o maior felino das Américas. Espécie emblemática das matas brasileiras, a onça é importante para as ações de conservação.

Conhecida cientificamente como Panthera onca (sem cedilha), a onça-pintada é uma das prioridades da Red List (Lista Vermelha, em inglês), da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN). No Brasil, ela está presente em quase todos os biomas e está ameaçada em todos eles.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.