JOÃO LISBOA - O alarme dado pelo Ministério da Saúde sobre o risco da epidemia de dengue de João Lisboa, município a 12 km de Imperatriz, deixou em alerta o poder público, que busca combater a proliferação do mosquito transmissor da doença com o apoio da população.
De acordo com a pesquisa do Ministério da Saúde divulgada no início do mês, com dados referentes aos meses de janeiro e fevereiro, João Lisboa estava entre os 8 municípios maranhenses com maiores de chances de uma epidemia de doença.
O coordenador de edemias do município, Raimundo Queiroz, revelou o índice de infestação predial era de 4.8%, ou seja, a cada 100 casas visitadas pelas equipes, em média 5 foi encontrado algum foco do mosquito.
Queiroz, ressalta que, conforme uma nova pesquisa, realizada nos dias 19 e 20 deste mês e que foi divulgada nesta segunda, o índice de infestação caiu para 2,5%.
O novo índice foi divulgado nesta segunda-feira (23), em audiência pública realizada na Câmara Municipal, que contou com a presença de representantes da Secretaria Regional e Secretaria Municipal de Saúde, de Agentes de Edemias, e de pessoas da comunidade em geral, para discutir o combate ao mosquito aedes aegypt.
O secretario de saúde do município, Cleonaldo Diniz, afirmou que entre os trabalhos de conscientização da população por meio de campanhas, palestras e visitas às casas serão intensificados.
Além disso, as escolas deverão receber seminários sobre como combater a dengue, com o intuito de fazer dos alunos agentes multiplicadores de informação. “As crianças levam informação para dentro de casa e ajudam na conscientização dos pais”, completa.
Saiba Mais
- Governo promete vistoriar 100% das casas contra Aedes Aegypti
- Combate ao Aedes aegypti no Maranhão terá reforço de mais de 15 mil agentes
- Filipinas: segundo país a aprovar vacina da dengue
- Vacina contra dengue deve ter registro final da Anvisa em breve
- Dengue: veja os cuidados com a casa antes de sair de férias
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.