atividade sísmica

Tremor de terra atinge Itapecuru-Mirim na noite desse sábado (18)

O fenômeno natural não apresentou risco à população do município, devido a baixa intensidade.

Imirante.com, com informações g1 MA

Atualizada em 20/03/2023 às 14h51
Tremor de terra é registrado em Itapecuru-Mirim.
Tremor de terra é registrado em Itapecuru-Mirim. (Itapecuru Mirim)

ITAPECURU-MIRIM - Durante a noite desse sábado (18) aconteceu um tremor de terra na cidade de Itapecuru-Mirim. De acordo com informações dadas pela Defesa Civil do Estado, o fenômeno natural não apresentou nenhum tipo de risco para a população, devido a baixa intensidade.  

De acordo com o pesquisador Jucivan Ribeiro, do núcleo de geoprocessamento da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o tremor pode estar atrelado a uma 'acomodação de terra'. “Provavelmente o que aconteceu em Itapecuru-Mirim esteja relacionado a algum tipo de acomodação do terreno, em virtude do período chuvoso”, afirmou.

Em uma nota, o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), relatou que a atividade sísmica foi registrada pelo laboratório sismográfico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis UFRN). O tremor também foi registrado em São Paulo e na Bahia.

Segundo informações dadas pelo governador do Maranhão Carlos Brandão (PSB), o fenômeno foi, provavelmente, uma ressonância do tremor de terra ocorrido no Equador. O tremor de magnitude 6,8 foi registrado nesse sábado e atingiu pelo menos cinco países da América Latina, sendo eles: Argentina, Chile, Equador, México e Peru. 

O Corpo de Bombeiros informou que, a atividade sísmica ocorrida no Equador possui o potencial de gerar uma alteração na litosfera (camada sólida da terra), podendo reverberar seus efeitos em algumas cidades, principalmente as com localidade na placa tectônica Sul-Americana, onde o terremoto aconteceu e é o caso do município maranhense.

O auxiliar administrativo Eudes Marinho, que mora na região central de Itapecuru-Mirim, relatou que o tremor pode ser sentido de sua casa e, logo em seguida, percebeu que outros moradores da cidade também haviam notado. “Eram por volta de umas 22:30, eu estava deitado quando senti o tremor, a sensação mais próxima que posso explicar é que se assemelha a quando passa um rolo compressor, aquela máquina que usam para colocar asfalto nas ruas. Minha casa tremeu por cerca de 2 a 3 segundos”, afirmou o morador da cidade.

A situação segue sendo acompanhada pela Defesa Civil do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.