Combate ao tráfico

5º BPM apreende 120 pés de maconha em Itaipava do Grajaú

Proprietário da terra, que é indígena, identificado como José Gomes Guajajara, foi preso.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
 Proprietário da terra, que é indígena, foi preso. Foto: Divulgação / 5º BPM.
Proprietário da terra, que é indígena, foi preso. Foto: Divulgação / 5º BPM.

SÃO LUÍS – Uma operação do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Barra do Corda apreendeu, na manhã desta quinta-feira (19), 120 pés de maconha (com dois metros de altura cada, o equivalente a meia tonelada) em Itaipava do Grajaú, na região central do Estado.

De acordo com o tenente-coronel Eriverson Nunes Araújo, que conversou com a reportagem do Imirante.com por telefone, a operação se deu após um relato anônimo. Na localidade onde a plantação foi encontrada, estava o proprietário da terra, que é indígena, identificado como José Gomes Guajajara. Ele foi preso.

 Pés de maconha já tinham dois metro de altura. Foto: Divulgação / 5º BPM.
Pés de maconha já tinham dois metro de altura. Foto: Divulgação / 5º BPM.

De acordo com a Lei nº 11.343 de 2006, é crime semear, cultivar ou colher, mesmo que para o consumo pessoal, "plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância ou produto capaz de causar dependência física ou psíquica", com pena de reclusão de cinco a 15 anos, além do pagamento multa. Ainda de acordo com o Art. 243 da Constituição Federal, perde a posse do local aqueles proprietários de terrenos em que forem encontradas culturas ilegais de plantas psicotrópicas.

Combate ao tráfico

É a segunda operação do 5º BPM que resulta em apreensão de drogas em menos de 48h: na terça-feira (17), dezessete pedras de crack foram encontradas com Francisco de Sousa Monteiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.