IMPERATRIZ - Um gato-maracajá foi encontrado morto às margens da BR-010, entre as cidades de Imperatriz e Açailândia, na noite da última sexta-feira (3). De acordo com testemunhas, o animal foi atropelado por um veículo ao tentar atravessar a rodovia.
O gato-maracajá, também conhecido como gato-do-mato-pequeno, está na lista vermelha de animais ameaçados de extinção no Brasil, na categoria vulnerável, informa o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O animal também é classificado mundialmente como espécie "quase ameaçada" pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
O Instituto Pró-Carnívoros explica que as principais causas da quase extinção do gato-maracajá são a perda e fragmentação de ambientes florestais.
"Atropelamentos e o abate de animais, seja pela caça preventiva ou por retaliação de ataque aos animais domésticos, são também ameaças importantes. Além disso, o pouco conhecimento sobre a biologia desta espécie limita a possibilidade de estratégias de conservação eficazes", ressalta o instituto.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.