IMPERATRIZ - Neste domingo (27), das 8h às 17h, 201.099 eleitores e eleitores de Imperatriz, segundo maior colégio eleitoral do Maranhão, decidem em segundo turno, quem será a nova prefeita ou o novo prefeito da cidade.
A disputa é entre Rildo Amaral (PP), que teve 55.149 votos (35,57%), e Mariana Carvalho (Republicanos), com 41.172 votos (26,56%), no primeiro turno.
Com duas zonas eleitorais, a 33ª e 65ª, Imperatriz têm 579 seções eleitorais (295 da 33ª e 284 da 65ª) distribuídas em 104 locais de votação (57 da 33ª e 47 da 65ª). Serão utilizadas 579 urnas eletrônicas e 77 urnas de contingência.
São mais de 2.300 mesários e mesárias que, juntamente com coordenadores/as de acessibilidade e administradores/as de prédio, exercerão as atividades essenciais para que todas as pessoas aptas possam exercer o direito ao voto.
Para este primeiro segundo turno da história de Imperatriz, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão utilizará 2 juntas eleitorais e aumentou para 104 o número de pontos de transmissão de dados de boletins de urnas diretamente dos locais de votação usando a ferramenta JE Connect para que o resultado seja divulgado em um tempo mais rápido.
Quem não votou no 1º turno pode votar no 2º turno
Eleitoras/es aptas/os que não votaram no 1° turno, ocorrido em 6 de outubro, podem e devem participar do 2º turno, pois a Justiça Eleitoral considera cada turno de votação uma eleição independente. Ou seja, a ausência de comparecimento ao 1º turno não impede o direito de voto no 2º turno.
No entanto, quem não votou no 1º turno deve justificar ausência até o dia 5 de dezembro.
Locais de votação
A Justiça Eleitoral orienta que o local de votação e a seção eleitoral sejam verificados com antecedência para que seja evitada a perda de tempo no dia da eleição.
As opções são pelo aplicativo e-título (onde votar), pelo autoatendimento do site www.tre-ma.jus.br (título eleitoral/onde votar) ou ligando para o número 0800 098 5000 (dias úteis entre 13h e 19h) e nos dias 26 e 27 de outubro entre 8h e 17h.
Acessibilidade
A Justiça Eleitoral dispõe de diversos mecanismos para garantir à eleitora e ao eleitor o acesso ao local de votação, entre eles o atendimento prioritário às pessoas com deficiência.
Em especial, eleitoras e eleitores de Imperatriz que tiveram algum problema no local de votação devem solicitar ajuda ao seu cartório eleitoral para providências.
Já no momento da votação, a eleitora ou o eleitor com deficiência pode informar à mesária ou ao mesário as suas limitações a fim de que a Justiça Eleitoral providencie a solução adequada para a ocasião.
A pessoa nessa situação pode também contar com a ajuda de alguém de sua confiança, a qual, caso seja autorizada pelo presidente da mesa receptora de votos, poderá ingressar na cabine de votação.
A condição é que a presença do acompanhante seja imprescindível para que a votação ocorra e que a pessoa escolhida não esteja a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político ou de coligação.
No intuito de oferecer e garantir acessibilidade no processo eleitoral, o TRE-MA disponibilizará uma Central de Libras com serviços de tradução e interpretação de discursos feitos por meio de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Quem necessitar deste tipo de atendimento deve procurar o/a coordenador/a de acessibilidade de cada local de votação – e este fará a ligação com a câmera voltada para o/a eleitor/a.
Os números das linhas telefônicas para videochamadas são (98)98464-2981/ (98)98828-0245
Saiba Mais
- Cidades do MA podem ter redução no número de vereadores
- Prazo para prestação de contas do 2° turno termina neste sábado
- PF indicia Pablo Marçal por laudo falso contra Guilherme Boulos
- Segundo turno das eleições 2024 registra abstenção próxima a 30% do eleitorado
- TSE: abstenção fica perto do total de eleitores ausentes na pandemia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.