Rompimento

Aluisio rompe com candidata que disputa segundo turno em Imperatriz

Deputado federal é presidente estadual do Republicanos, partido da candidata Mariana Carvalho, que está no segundo turno em Imperatriz.

Ipolítica

Aluisio Mendes anunciou rompimento com Mariana Carvalho
Aluisio Mendes anunciou rompimento com Mariana Carvalho (Paulo Soares)

IMPERATRIZ - O deputado federal Aluísio Mendes, presidente estadual do Republicanos no Maranhão, rompeu com a candidata a prefeita da cidade de Imperatriz e que pertence ao mesmo partido, Marian Carvalho.

O anúncio ocorre dois dias antes de realizado o segundo turno na cidade. Mariana é adversária do candidato governista Rildo Amaral (PP).

De acordo com o presidente do Republicanos, o rompimento se deu por causa da aliança entre Mariana e o também deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL). Aluisio classificou o grupo político de Maranhãozinho de “organização criminosa”.

Leia também: 

2º turno: candidatos a prefeito de Imperatriz se enfrentam no debate da TV Mirante nesta sexta

Segundo turno em Imperatriz terá reforço de mais de 500 policiais e Lei Seca

Maranhãozinho é investigado pela Polícia Federal por suposto desvio de recursos públicos, mas jamais foi julgado ou condenado por qualquer ato. Ele também enfrenta resistência do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro dentro do próprio partido, o que acabou protagonizando a cena política no Maranhão nas últimas duas semanas.

“Tem alguns valores que eu prezo muito por eles: gratidão, lealdade e caráter. Parece que são valores que faltam a nossa candidata. Ela tomou uma opção política de estar hoje abraçada com um grupo político que eu considero uma organização criminosa, e que combato há 14 anos no Maranhão. Eu não posso fazer mais parte desse projeto”, explicou Aluisio Mendes.

O rompimento é traumático, uma vez que ocorre na véspera da eleição. Mariana Carvalho chegou a conquistar o apoio do prefeito reeleito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), mas perde, no atual cenário, a simpatia comando da própria legenda. 

A decisão abre uma crise interna no Republicanos, que deve passar por mudanças após o processo eleitoral. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.